quarta-feira, maio 25, 2022

Davos

O ambiente em Davos terá sido, este ano, algo “gloomy”. As angústias da geopolítica fizeram esquecer a mudança climática. Energia e cereais foram debatidos com preocupação. A inflação que aí anda fez alguns falar de recessão. A política “covid zero” da China foi muito criticada.

8 comentários:

  1. João Cabral08:46

    «A política “covid zero” da China foi muito criticada.»
    Importámos os métodos deles, mas agora queremos dar lições de moral. E a santinha da Nova Zelândia, que também por lá implantou essa política, nada? Até dá vontade de rir.

    ResponderEliminar
  2. Criticam a política "covid zero" da China quando ainda há poucos meses seguiram essa mesma política, e igualmente com enormes danos para a economia e a sociedade.

    ResponderEliminar
  3. O ambiente em Davos terá sido, este ano, algo “gloomy”.

    O facto é que as pessoas reunidas em Davos estão a ver que, militarmente, a Ucrânia está (muito lentamente) a perder a guerra, mas pior, que, economicamente, as sanções lançadas sobre a Rússia estão a causar um desastre económico e humano a nível global. E as pessoas reunidas em Davos não sabem como virar o bico ao prego.

    Ver

    https://www.youtube.com/watch?v=-jbJxhjgAoY

    ResponderEliminar
  4. As notícias de hoje certamente farão as pessoas reunidas em Davos ainda mais gloomy. A cidade de Severodonetsk está cercada pelos russos (como Mariupol esteve) e as autoridades ucranianas já aconselharam toda a população de Sloviansk a abandonar a cidade. Pura e simplesmente, o exército ucraniano no Donbass está a colapsar.
    Entretanto, a Rússia já disse claramente, para quem ainda não tivesse percebido, que exige o fim das sanções que lhe foram impostas para que permita que saiam cereais do porto de Odessa. As pessoas reunidas em Davos estão assim a ver claramente as consequências das asneiras que fizeram.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do que disse Kissinger. Quase um século de vida e ainda lúcido.

    ResponderEliminar
  6. Também achei muito bonita a atitude da delegação chinesa em Davos, quando foi a vez do cómico concluir a sua arenga. Nem um pestanejar de olhos, foi como se o cómico fosse demasiado insignificante para ser reconhecido pela delegação chinesa.

    ResponderEliminar
  7. E oxalá as pessoas em Davos tenham dado atenção às palavras de Henry Kissinger.
    Mas a estupidez guerreira que comanda a Europa não entenderá certamente o conselho do velho e sábio político americano.
    Por alguma razão Mário Soares gostava dele!

    ResponderEliminar
  8. O Lúcio Ferro gostou do lúcido Kissinger. Aposto que também aprovaria o 'anything that flies on anything that moves' com que ele ordenou o bombardeamento do Cambodja. Quando o disse, já não era exatamente um colegial...

    A hipocrisia de uma certa Esquerda é infinita...

    ResponderEliminar

"A Arte da Guerra"

No podcast "A Arte da Guerra" desta semana, aborda-se o Irão, a Arménia e a Hungria. Pode ver e ouvir aqui .