terça-feira, maio 17, 2022

Justiça salomónica

EUA e Austrália estão preocupados com o acordo militar entre as Ilhas Salomão e a China e ameaçam com reação por esta entrada de Pequim na sua esfera geopolitica de influência. Curioso! Então as Salomão não têm o mesmo direito que a Ucrânia? Só vale para um e não vale para outro?

3 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Mais uma vez, lamento dizê-lo, está mal informado, senhor Embaixador. Parece que, por vezes, não presta atenção ao que é dito: não ouviu dizer que isso de esferas de influência é uma coisa do passado? Uma relíquia dos tempos de Churchil, quando ele dividia os Balcãs com o camarada José, em torno de uma garrafa de vodka, ao nível das percentagens (tomam lá 60 por cento da Grécia que eu fico com 60 por cento da Jugoslávia)? Isso acabou, senhor Embaixador, não há esferas de influência, há o direito da Ucrânia em se aliar a quem quiser (ao Ocidente) e há o direito de as Ilhas Salomão em se aliarem também ao Ocidente, tudo o resto é semântica. Que é que os sacanas dos russos e dos chineses querem mais? Deviam colaborar, remeterem-se à sua insignificância, eles, a Índia, o Brasil, a África do Sul, a Turquia, etc, tudo uma corja que ainda acredita que o Ocidente não sabe o que é melhor para todos. Aliás, o Ocidente tem provas mais do dadas de que sabe mesmo o que é melhor para todos. Veja-se os países das "primaveras" árabes, veja-se o Iraque, o Afeganistão,a lista é longa, tanta gente tão mais feliz na América do Sul e Central, na África e na Ásia, não estão todos muito melhor por terem abdicado dessas ridículas noções de interesse nacional e de esferas de influência?

aguerreiro disse...

Que se faça justiça.... á moda do Salomão.

João Cabral disse...

Que se saiba, não se fala em invasão ou numa "operação militar especial", pois não, senhor embaixador?

Bugalho

Pensei que a indigitação de Sebastião Bugalho seria tema para discussão entre quantos votam PSD e aí se dividem sobre se ele é a pessoa indi...