quinta-feira, maio 26, 2022

O nicho

O PCP, nos últimos meses, tem levado pancada “de criar bicho”. Por culpa própria? Claro que sim, mas vamos ser claros: se não se tivesse comportado assim, o PCP não seria o PCP. Ironicamente, é por se comportar desta forma que o PCP ainda existe. Este é o seu “nicho” político.

10 comentários:

Luís Lavoura disse...

é por se comportar desta forma que o PCP ainda existe

Exatamente. Todos os partidos comunistas que se tornaram eurocomunistas rapidamente definharam. Somente o PCP não foi nessa moda, e permaneceu.

Jaime Santos disse...

Claro que sim, só que parece que o nicho o é cada vez mais. Eu iria dizer as palavras de circunstância do costume, que o PCP enquadra o voto de protesto e o sindicalismo de causas, que de outro modo iriam ou parar ao Chega, ou desaparecer em prejuízo dos trabalhadores.

Passe embora o facto de isto ser verdade, espero sinceramente, depois da posição miseravelmente hipócrita sobre a Ucrânia (alguém como Alexandre Guerreiro pelo menos é um honesto imperialista), que os comunistas vão morrer longe de morte eleitoral súbita..

aguerreiro disse...

O PCP "gosta" de levar porrada para "encascar". É assim que amesquinha os seus militantes e lhes quebra o que resta da coluna vertebral Foi assim que apoiou o nazismo e com ele se coligou nos anos trinta até ao desenvolver da operação Barbaroxa,
Também colaborou com o regime de Vichy na perseguição a judeus, ciganos e outros que tais. Também fuzilou em Katyn e, para nós portugueses, dirigiram os massacres de Paracuellos do Jarama e o bombardeamento de Cabra (tão ou mais importante que o de Guernica, mas de que nunca se fala).
Depois armam-se em vítimas.... do fascismo e paladinos da democracia!
E para isso têm que mostrar e lamber algumas feridas, quantas delas auto-infligidas. Será masoquismo?

Luís Lavoura disse...

aguerreiro

o bombardeamento de Cabra (tão ou mais importante que o de Guernica, mas de que nunca se fala)

Nunca tinha ouvido falar e fui ver na wikipedia.

No bombardeamento de Cabra morreram cem pessoas. No de Guernica os números variam entre 150 e 1500, consoante as fontes. Sem dúvida pois o bombardeamento de Cabra foi mais importante que o de Guernica.

Ademais, é certo que Cabra foi bombardeada porque os republicanos pensavam (erradamente) haver lá um ajuntamento de tropas italianas. Em Guernica nunca se pensou haver quaisquer tropas, foi um bombardeamento puramente contra a população civil.

Luís Lavoura disse...

Jaime Santos

Não é para mim claro que a posição do PCP sobre a Ucrânia seja "miseravelmente hipócrita".

Ouvi uma vez uma entrevista de João Oliveira à RTP 2 sobre essa posição. O que ele disse foi, basicamente, que o PCP privilegia a paz. Ou seja, o seu objetivo primordial é que a paz seja alcançada. A mim isso parece-me uma posição perfeitamente sustentável e que não é hipócrita.

Há pessoas que privilegiam a vitória sobre a paz (ou seja, que querem a paz, mas só após serem vencedoras), e outras que privilegiam a paz sobre a vitória (ou seja, que preferem perder, desde que dessa forma se evite a guerra).

Joaquim de Freitas disse...

Seria interessante de ler o que o comentador “aguerreiro” sabe, sobre a colaboração dos americanos com Hitler e o nazismo.

É que os soldados americanos que lutavam na Europa contra as tropas de Hitler ficaram surpresos ao descobrir que os militares alemães conduziam camiões Ford. Se tivessem olhado para o céu, poderiam ter visto os aviões nazistas construídos pela Opel, uma subsidiária da General Motors (GM). Em 1939, as subsidiárias alemãs da General Motors e da Ford forneciam 70% do mercado automotivo alemão

As subsidiárias alemãs desses dois gigantes automobilísticos também fabricavam equipamentos militares para Hitler.Essas duas empresas colaboraram na conversão das fábricas da Ford e da GM na Alemanha e áreas ocupadas da França e da Polónia em indústrias militares.

Sabia do retrato de Henry Ford que Hitler pendurou no seu escritório ? De facto, as relações entre Henry Ford e o ditador alemão são anteriores à tomada do poder pelos nazistas em 1933.

Entre os anti-semitas, Henry Ford destacou-se por publicar inúmeras calúnias contra o povo judeu num jornal que lhe pertencia. Tanto que, em 1931, Hitler disse no Detroit News: "Considero Henry Ford uma inspiração".

A admiração era mútua. Em Julho de 1938, Henry Ford aceitou uma medalha do governo alemão, a mais alta condecoração que poderia ser concedida a um estrangeiro pelos nazistas. Um mês depois, James Mooney, um alto executivo da GM, também recebeu uma medalha do governo alemão "pelos grandes serviços prestados ao Reich". O escritor inglês Charles Higham cita estas palavras de Mooney, em 1940: "Hitler está certo, e não farei nada para perturbá-lo".

No final da guerra, Henry Schneider, um investigador do Exército dos EUA, chamou a subsidiária alemã da Ford de "um arsenal do nazismo, pelo menos para veículos militares".

Ford forneceu aos alemães grandes quantidades de borracha, material vital para garantir a mobilidade dos exércitos fascistas, e tecnologia para produzir combustível sintético. Segundo Albert Speer, sem essa tecnologia, Hitler "nunca teria pensado em invadir a Polónia".

Os americanos sabiam que nos seis anos anteriores à Segunda Guerra Mundial, os nazistas assumiram a tarefa de perseguir os inimigos do fascismo na Alemanha: os comunistas, os social-democratas e os judeus. Que disserm os americanos?

E quando sabemos que no fim da guerra levaram para os EUA mais de 2000 nazis por razoes evidentes, dos quais um célebre, W. Von Braun , difícil de colaborar melhor.

Ford manteve a sua cooperação com a Alemanha de Hitler durante oito dos doze anos (entre 1933 e 1941) e não foram os únicos que tiveram uma relação especial com os nazistas: o mesmo aconteceu com o patriarca da família Bush, Prescott Bush.

Sem falar de Holywood…

Joaquim de Freitas disse...

Gostava de saber, quantos dirigentes doutros partidos, foram presos, torturados e mortos pela Polícia Política do Regime. Isto merece , pelo menos, respeito.

E que apesar de tudo, é o mais antigo partido político português com existência ininterrupta.

Ao ler Jaime Santos, parece-me ler a vedeta do jornalismo português, que disse, que oo Partido Comunista Português é praticamente o único partido comunista que ainda sobrevive na Europa.Por duas razões fundamentais: pelo subdesenvolvimento de Portugal em relação aos países ricos do continente europeu, que continua a manter desigualdades sociais grandes, e pelo facto de esta força política defender aquilo que noutros países europeus é defendido pela extrema-direita.

Simpatizante ou afiliado, Jaime Santos?

Miguel disse...

Lehrer tinha uma capacidade de síntese daquelas que nos fazem inveja. Uma vez que alguém fez aludiu a von Braun.

https://www.youtube.com/watch?v=TjDEsGZLbio

Catarina P Santos disse...

As instituições "seculares",como o Pcp,a monarquia,a igreja católica,não podem deixar de ser o que são,sob pena de desaparecerem.Por isso a igreja católica tem que manter o celibato dos padres e,resistir a modernices,as monarquias manter em absoluto as tradições e comportamentos etc,etc.

Francisco disse...

A espuma dos dias, é sempre um conselheiro perverso. Tão pouco tempo passou e os tirinhos de circunstância já tiveram que ser corrigidos. É o que dá, quando o comandante e os "snipers" são todos mais para o zarolho...

O comandante

As ordens, nessa manhã de há precisamente 50 anos, tinham sido claras: os portões da unidade ficavam fechados e ninguém entrava sem uma auto...