domingo, maio 08, 2022

Guerras

Foi inteligente o discurso de Zelensky, antes do 9 de maio, sublinhando o heroísmo anti-nazi que uniu os povos da antiga URSS, mesmo que a não tenha mencionado pelo nome. Ele sabe que, para além da guerra atual entre russos e ucranianos, houve uma história comum de sofrimento, que ainda perdura na memória de muitos.

5 comentários:

Lúcio Ferro disse...

O meu avô, que Deus o tenha no seu regaço, resistente antifascista com ligações ao então ilegal partido comunista, conquanto nunca tivesse tido cartão, tinha uma expressão muito interessante com a qual distinguia determinadas pessoas e que se aplica, do meu ponto de vista, na perfeição a Zelensky: "está apanhado com o colhão na brilha." O meu avô era do Norte, Porto, Duriense e gosto de pensar que quem sai aos seus os melhora.

Jaime Santos disse...

Compreende-se, Lúcio Ferro, o azedume com que certas personagens por cá olham para Zelensky. Se fosse por eles, ele já estaria, no mínimo, a cuspir dentes numa prisão siberiana, ou quiçá, a fazer tijolo longe da terra natal em campa rasa e sem nome.

Que o homem tenha tido a coragem de desafiar aquele que eles veem como o lídimo fautor de um mundo multipolar, ou lá o que é, e ainda por cima, com algum sucesso (o heroísmo dos seus soldados não é dispiciendo), deve-lhes causar muita urticária, porventura lá na zona a que faz menção recorrendo ao vernáculo do seu falecido Avô...

Ou talvez seja apenas dor na testa...

Joaquim de Freitas disse...

Depois do mundo de mentiras de que foi o autor, tudo o que pode dizer este indivíduo, será sempre na mira dum benefício qualquer...para a sua causa! Ele, que se fartou de ganhar dinheiro nos seus espectáculos, nos quais o "Moskal" (insulto étnico contra os russos) o russo, era sempre o "dindon de la farce", como se diz por terras de França. Um pouco como quando certos racistas franceses denominam os magrebinos como "bougnouls" ou “bicots”…

Joaquim de Freitas disse...

Cá vem Jaime Santos agarrar-se a um dos seus heróis preferidos, Zelensky, promovido pelos criminosos nazis ucranianos mais asquerosos, adeptos de Bandera, aos quais todos aqueles que o defendem, automaticamente se identificam.

Só a ignorância de quem foi Bandera, pode explicar esta admiração por Zelensky. Em 18 de Abril de 2019, o futuro presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, respondeu a perguntas do RBC-Ucrânia. Nesta entrevista, o cómico deu a sua opinião sobre o agente da Gestapo, colaborador nazista sob o comando da Wehrmacht, Stepan Bandera: “Existem heróis inegáveis.”

Em Dezembro de 2021, Zelensky será visto entregando um prémio “Herói da Ucrânia” a um líder fascista do Setor de Direita numa cerimónia no parlamento ucraniano.

Bravo Jaime Santos.

Lúcio Ferro disse...

Ó Jaime Santos, porque continua a transferir as suas próprias ansiedades para cima dos outros? Se anda com problemas lá por casa, pois, é chato, tente resolver, mas por favor não pense que todos sofrem disso.

O futuro