segunda-feira, maio 23, 2022

Regra

Há uma regra de ouro em diplomacia: nunca se confronta um parceiro próximo, em especial se se tratar de um aliado, com uma surpresa que, à partida, se sabe não lhe ser confortável. Ou melhor: se tal acontece, isso revela falta de consideração de uma parte em relação à outra.

4 comentários:

  1. Muito bem. Essa regra não deve ser aplicada somente na diplomacia, mas também na política interna. Por exemplo, o Presidente da República e o Primeiro Ministro não devem presentear-se um ao outro com surpresas desconfortáveis. Nem devem fazer o outro tomar conhecimento de coisas através da comunicação social.

    ResponderEliminar
  2. Nuno Figueiredo16:00

    Nem mais.

    ResponderEliminar
  3. Em diplomacia e não só!

    ResponderEliminar
  4. Sim, parece-me elementar...
    José Figueiredo

    ResponderEliminar

"Afiliação assimétrica"

O texto só pode ser lido no jornal "Público" (e os jornais não se pirateiam - compram-se), mas acho imperdível o artigo "Afil...