terça-feira, maio 24, 2022

Notícias frescas

Tentem sempre identificar a origem das notícias que surgem nos media. E desconfiem, por regra quase infalível, da veracidade das que “dão jeito” às finalidades de quem as divulga. E ponham reservas à comunicação social que não cuida em “checkar” notícias ou não revela fontes.

2 comentários:

João Cabral disse...

Quantas vezes a verificação de factos não é ela própria enganadora, senhor embaixador. Quando à divulgação das fontes, se isso acontecesse sempre, o jornalismo morria. Leia o que diz o código deontológico sobre a confidencialidade de fontes.

Lúcio Ferro disse...

João Cabral, tem toda a razão, é o dever dos jornalistas, de investigação, manter a confidencialidade das suas fontes, se estas assim o desejam, e desde que as informações prestadas possuam credibilidade, algo difícil de definir, mas que se resume ao facto de, por exemplo, a fonte ter documentos ou apresentar indícios claros que corroboram as informações que presta sob a proteção da confidencialidade. Porém, se está a falar do jornalixo vigente, nas televisões, lamento ser eu a informâ-lo, os princípios do Código Deontológico de quem tem carteira de jornalista ou afins não se aplicam e o SJ não passa de uma anedota no meio disto tudo.

Maduro e a democracia

Ver aqui .