terça-feira, maio 24, 2022

Realismo

Zelensky perdeu quatro batalhas: a criação da zona de exclusão aérea, a adesão à NATO, o afastamento da Rússia do CSNU e a “via verde” para a UE. Mas pode ainda ganhar uma batalha importante: a soberania efetiva sobre o essencial do território que a Ucrânia tinha em fevereiro.

1 comentário:

Lúcio Ferro disse...

Pela via diplomática? Duvido muito que a Rússia abdique de todo o Donbass e de toda a costa do Mar Negro e de Azov que conquistou a ferro e fogo (o escândalo que seria, por exemplo, devolver Mariupol). Quanto muito, permitirão o corredor de Odessa, para que a Ucrânia mantenha acesso ao Mar Negro; a nível territorial, pouco mais haverá para conversar, uns ajustes aqui, umas escassas cedências acolá e pouco mais. Portanto, deduzo que no seu entender será pela via militar que Zelenski atingirá esse objetivo. O que é também muito duvidoso, até porque aparentemente os russos destroem o material de guerra que entra mais depressa do que demora aos ucranianos operacionalizá-lo. Se a ideia é a de que a "asfixia" económica obrigará a Rússia a ceder, enfim, ainda mais duvidoso, às tantas até quem cede primeiro são os segundos maiores perdedores desta guerra: a UE.

Old days

A internet fez desaparecer a ansiedade boa com que, em tempos passados, recolhíamos jornais, nos escaparates dos aeroportos.  Hoje, tudo par...