quinta-feira, maio 05, 2022

Autocrata por autocratas

Com o embargo ao petróleo russo, a União Europeia dará um rude golpe num regime que, mantendo formalmente uma estrutura democrática, é já, na prática, uma ditadura. A grande ironia é que, para substituir a Rússia, a Europa vai passar a reforçar importações de outras autocracias.

4 comentários:

Nuno Figueiredo disse...

bau.

Joaquim de Freitas disse...

Oh Senhor Embaixador : A Europa e em particular os EUA, gostam do « perfume » do petróleo e do dinheiro…venha donde vier, e de que forma for..

Já imaginou, Senhor Embaixador, o que se teria dito no Ocidente, através da mais poderosa máquina de propaganda de todos os tempos, montada pelos americanos na Europa e no mundo, para fazer dum comediante robot nazi um herói, que assassina o seu povo, repito se fosse a Rússia que tivesse organizado a Copa do Mundo, com a mortandade que houve no Catar, nos trabalhos de construção?

Segundo o Guardian, pelo menos 6.500 trabalhadores estrangeiros morreram no Catar desde a atribuiçao da Copa do Mundo… aos democratas cataris…

Luís Lavoura disse...

Além dessa grande ironia, a Europa vai fazer o petróleo mais caro não somente para os seus habitantes (entre os quais nós), como também para os habitantes de todo o resto do mundo.
Que a Europa goste de dar tiros nos pés, já é suficientemente mau, agora que dê também tiros nos pés dos outros, é muito pior.

Francisco Tavares disse...

"...regime que, mantendo formalmente uma estrutura democrática, é já, na prática, uma ditadura", embaixador Seixas da Costa dixit.
Alguém, que não parece que seja putinista, disse (Mark Schrad, in Politico, 04/04/2022)que a queda de Putin "Reflecte um mal-entendido fundamental da dinâmica política russa, influenciada pelo que o Presidente Joe Biden chamou num discurso recente a nossa crença de que existe "uma grande batalha pela liberdade: uma batalha entre democracia e autocracia, entre liberdade e repressão, entre uma ordem baseada em regras e uma governada pela força bruta".
Traçar as linhas entre nós contra eles, bom contra mau, o Ocidente contra a Rússia e liberdade contra a repressão, cria uma visão binária do mundo que coloca a Rússia no que acreditamos ser o lado errado da história. A autocracia, escusado será dizer, falhará a longo prazo.
Mas é importante que compreendamos que a Rússia de Putin não é um regime totalmente autocrático: Não é uma monarquia personalista como o império Romanov, nem é uma ditadura totalitária como a União Soviética de José Estaline, apesar das frequentes analogias ocidentais. De facto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, estava correcto ao desmascarar a improvisação de Biden que Putin "não pode permanecer no poder", ao dizer "Isso não cabe a Biden decidir. O presidente da Rússia é eleito pelos russos". (...) as instituições do Putinismo foram construídas pelo seu predecessor democrático, Boris Ieltsin, consagrado na sua constituição de 1993. Com falhas e imperfeições na prática durante os tumultuosos anos 90, estas fundações eram, em princípio, democráticas: A sociedade civil de base floresceu a par de um ambiente animado nos meios de comunicação social, uma vez que os legisladores e líderes foram escolhidos de entre uma variedade de concorrentes. Mesmo quando essas liberdades foram subsequentemente corroídas e os meios de comunicação independentes restringidos, as instituições continuam a especificar que os líderes da Rússia servem à vontade do povo. (...) a soberania política de Putin, em última análise, reside no povo russo, por muito manipulado ou mal informado que este possa estar."

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...