Para a China, a construção de uma aproximação com o Brasil seria um passo importante na sua estratégia de composição de um poder alternativo aos Estados Unidos. Contudo, o que poderia configurar uma mudança decisiva a nível global seria um entendimento geopolítico com a Índia. Que não vai acontecer.
A Índia está demasiadamente ligada aos EUA, já pela língua, já pelo facto de imensos indianos trabalharem profissionalmente nos EUA, muitos em posições importantes.
ResponderEliminarPoder alternativo não lhe chamaria, porque essa alternativa é o abismo.
ResponderEliminar
ResponderEliminarEm comparação, o Brasil não tem dimensão política nem populacional suficiente para além de um grande e louvável voluntarismo.
E como ainda há dias aqui interpretei a propósito de Trump e Bolsonaro, tem muito em comum com o "ideal americano" nas suas vivências, só não tem a língua e o "espírito"
da legislação-base.
não?
ResponderEliminarA India saiu da SCO ou dos BRICS? Já está a acontecer! Com a India a fazer precisamente o mesmo que a China na sua área de influencia no Sul da Ásia!
ResponderEliminar