sexta-feira, abril 14, 2023

Lula na China

Não parece terem surgido informações concretas sobre o resultado das conversas entre os presidentes chinês e brasileiro quanto a uma eventual iniciativa de paz para a Ucrânia.

2 comentários:

Sérgio Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Guerra disse...

Quanto à paz não mas Lula já falou para dizer que: “os BRICS+ devem ter sua própria moeda, além de permitirem o comércio em moedas nacionais. E ninguém vai proibir o Brasil de melhorar a sua relação com a China e tentar mudar as regras da Governance mundial" E o jornal da CIA em Washington já reagiu para dizer que Lula não está a seguir a "ordem internacional baseada em regras". Já que a Casa Branca hoje costuma reagir no NYT, não sei se nalguma manobra de diversão geográfica ridícula ou por algum acordo com os accionistas. Mas espero que Lula tenha as portas dos quarteis bem guardadas por andar a fazer chichi fora do penico segundo o Xerife em DC.

E se somarmos a estas declarações de Lula o famoso novo Conceito de Política Externa da Rússia de 2023, o primeiro documento oficial depois da guerra fria e do conflito na Ucrania que além de estabelecer a direção geral do estado, contém uma declaração que aponta claramente para os EUA como o grande “impulsionador de políticas agressivas contra a Russia”. Que também explica sem ambiguidades que pretende ser um dos pilares da ordem mundial multipolar em desenvolvimento e que em Moscovo estão dispostos a usar todos os meios disponíveis para enfrentarem as ameaças e trabalharem para alcançarem os seus objetivos, inclusive nos países da America latina interessados em assegurar a soberania e a independência dos EUA e dos seus aliados, fortalecendo e expandindo a segurança, a cooperação militar e técnico-militar.

Podemos concluir sem reservas que mundo não arrefeceu nada com o conflito da Ucrania e que os EUA muito provavelmente até já arranjaram mais lenha com que se queimar no quintal. Infelizmente. E não estou a falar do outro aquecimento global completamente esquecido na Europa. Desde que também passámos a achar boa ideia atestar o carro sempre na bomba com os preços mais altos que encontrarmos. O que por norma também nunca arrasta outras consequências chatas.

Não faço a minima ideia do que Xi lhes serve mas saem todos muito revigorados.

https://youtu.be/WFfbxoQDDh8

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...