sábado, abril 29, 2023

Círculo Jorge Coelho


Um dia, há já uns bons anos, Jorge Coelho propôs a um grupo de uma dezena de pessoas a criação de uma tertúlia, composta por gente de origens e formações diversas, que tinham, como mais relevante ponto comum, o facto de serem suas amigas. 

Sem a menor agenda de ação, trocaríamos impressões regulares sobre o país, os seus problemas e os caminhos do futuro. Consistiria num jantar, organizado de quando em vez, quase sempre com um convidado, muitas vezes uma figura pública, seguido de debate, posterior à intervenção. 

Fizemos um bom número desses encontros, que sempre tiveram lugar no Hotel Vila Galé Ópera, sob o acolhimento do Jorge Rebelo de Almeida. Acho que todos saímos mais ricos desses debates.

Um dia, fez há pouco dois anos, o Jorge Coelho morreu. Exatamente com os mesmos companheiros da "Tertúlia Ópera", e com o mesmo espírito, foi entretanto criado o "Círculo Jorge Coelho", grupo que, tal como a canção de Moustaki, também podia ter-se chamado "Les Amis de Georges".

Na próxima semana, o grupo volta a reunir. Por aquela mesa perpassará, como sempre, a boa memória do Jorge, embora por ali já não possamos contar com a sua graça, o seu sorriso, as suas histórias e, em especial, a sua amizade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este Senhor era um Senhor! Pena haver agora tão poucas pessoas de valor. Pouco caracter por aí...
O sr. Embaixador nunca foi convidado para o Governo?!
Como é que se vai dar um "arejo" ao Governo? Quem é que se vai buscar e onde?!
Onde é que se arranjam pessoas íntegras, honradas, de palavra e verdadeiro democrata?!
Que grande "bico d`obra!

Maduro e a democracia

Ver aqui .