sábado, abril 22, 2023

Prémio científico Mário Quartin Graça


Tive a honra de ser convidado pela Casa da América Latina para presidir ao júri do Prémio científico Mário Quartin Graça, apoiado pela consultora Cunha Vaz & Associados e que distingue anualmente "trabalhos de estudantes portugueses e latino-americanos que tenham, preferencialmente, concluído a dissertação" na área das Ciências Sociais e Humanas, "numa universidade ibérica, latino-americana, ou norte-americana". 

Mais informações sobre o prémio podem ser consultadas aqui: https://casamericalatina.pt/premios/premio-cientifico/.

Mário Quartin Graça morreu em 2014, com 74 anos, como na altura assinalei neste blogue.

Conheciamo-nos mal, mas apreciávamo-nos. Vivemos em circuitos diferentes, mas tínhamos amigos comuns que nos fizeram aproximar, em especial nos seus últimos anos de vida, em que trocámos diversa correspondência, onde emergiram interesses comuns, experiências partilhadas em tempos diversos. Em comentários neste blogue, deixou notas sempre agradáveis, atentas e interessantes.

Mário Quartin Graça era um homem do mundo da cultura, com passagens de muito mérito pelo espaço diplomático. Ler as suas memórias, "Páginas Amarelas", um livro que guardo com uma sua amável dedicatória, ajuda-nos a perceber melhor um homem que gostava muito da vida, das coisas e das pessoas, que teve o grande mérito de não se ter apenas passeado, indiferente ou lúdico, pelos lugares por onde andou e trabalhou. Estudou e interpretou, com argúcia não isenta da graça que lhe estava no nome, esses mundos que frequentou e que tão bem retratou. Comungávamos um interesse agudo pelo Brasil, eu invejava-lhe a experiência espanhola que profissionalmente me ficou a faltar.

Ser convidado a coordenar o júri do prémio criado com o seu nome será, além de uma agradável responsabilidade, um imenso gosto.

Sem comentários:

Atenção

Aconselho a que não se alarguem muito em bocas sobre a ida de comentadores para cargos políticos. É que, como se prova, Cristo é useiro e ve...