sexta-feira, abril 14, 2023

Itamaraty

Posso estar enganado - e gostaria de estar - mas tenho a sensação de que gestos recentes da diplomacia brasileira, nos factos e no tom, vão rapidamente entrar em conflito com a posição americana. O Brasil de Lula mostra coragem externa, mas pode vir a correr fortes riscos.

6 comentários:

manuel campos disse...


Não está enganado.
Não sei que a que riscos se refere mas, nesta altura, isto é um pouco a história do "cases-te ou não te cases, arrependes-te".

Paulo Guerra disse...

Sem dúvida! E bem-vindo o regresso do porto seguro do pensamento do Sr. Embaixador que reconhece o preço de mijar fora do penico do dictat do Império do dólar, ultimamente desparecido em combate! Não obstante não haver ninguém vivo que conhece tão bem esse custo como o próprio Lula! Ao fim e o cabo, o custo de suportarmos todos a divida americana ou se preferirmos o famoso US way of live! O que muitos não pensam é no custo que isso representa diariamente para uma grande economia em desenvolvimento como o Brasil! E os lucros para os oligarcas brasilieros que promovem os golpes. Sobretudo com a subida dos juros e Lula chega mesmo a citar como a Argentina está outra vez a ser esmagada pelas duas grande Instituiçõesdo do dolar, BM e FMI!

Um sistema financeiro onde o credito e a divida vai crescer sempre mais que a economia e os EUA são a maior prova disso mesmo. Por alguma razão na alvorada da nossa civilização no Próximo Oriente, já com credores e devedores mas ainda antes de haver grandes Impérios para cairem como o Império Romano, compreendiam que a única forma de evitar que a maioria da população caísse na escravidão, era limpar a lousa das dividas cada vez que uma nova Dinastia de governantes tomava posse. E funcionou bem durante milhares de anos. E como não tenho Lula como louco, das duas, uma: ou foi garantida a devida protecção da economia brasileira ou já nem será necessário. A Nova Ordem Mundial está a mover-se a uma velocidade que eu nunca julguei possível e nomeadamente a quantidade de países já a negociar fora do dólar tornam esta realidade totalmente imparável em mais de metade do mundo! E não há nada que os EUA possam fazer para o impedir!

A nossa preocupação devia ser mais o futuro de uma moeda como o Euro súbdita do dolár e totalmente atrelada ao dólar. Da moeda e da economia da UE! Porque ninguém vai sofrer tanto como nós na Europa! Não é por acaso que também acabámos de descobrir que o roubo das reservas russas afinal é ilegal! Já num claro controlo de danos. E era interessante saber quantas desssas reservas estão realmente nos nossos bancos centrais. Ainda ontem uma sondagem da Gallup, portanto com o devido desconto, informava que 40% da população alemã já está do lado da Russia e contra o Govt de Sholz no conflito da Ucrania. A quem Lula também envia um recado no sentido da paz. Na curta entrevista do link no fim do comentário.

E também é importante referir que muito do que nós tendemos a ver contra o outro num mundo muito polarizado devido à conjuntura geopolítica belicista em que nos encontramos, muitas vezes não reflecte mais que uma nação a defender os seus próprios interesses! O que devia ser absolutamente normal em todas as épocas da história. Lula deu aliás uma conferência de imprensa só aos órgão de comunicação social brasileira ainda em território chines para explicar isso mesmo. Com a simplicidade e a elevação de espirito que muitos reconhecemos há muitos anos a um simples sindicalista! E um dos maiores políticos do nosso tempo! Finalmente referir só a visita à Huawey que Lula também explica em poucos segundos porque é tão importante para o Brasil mas onde nós vemos logo - claro - uma grande povocação a Washington, que interditou a companhia chinesa por suspeitas de espionagem.Que nunca provou como de costume. Os EUA que até os maiores aliados espiam. E destroem!

https://www.youtube.com/watch?v=f8o2Htf5mKQ

Mal por Mal disse...

Lula e o 25 de Abril na Assembleia "se escafedeu"!

Lula ganha prestígio com o anti-bolsonarismo de toda a União Europeia, e agora faz esta cagada!

E tambem com a ajuda dos anti-trump, Biden principalmente.

A ver vamos!

manuel campos disse...


"Cagada" para uns, pelos vistos não para ele nem para uma grande parte da população mundial, a julgar pelos respectivos governos.

Acabou o "leste-oeste", chegou o "norte-sul" e ninguém dos dois lados do Atlântico Norte estava preparado para isso já e tão depressa.

A "desdolarização" arrastará uma "deseurização" e a "yuanirização" já começou a baralhar tudo, num mundo em que a China lidera todo o mercado de "commodities" é uma questão de tempo para impõr novas regras (e de paciência, claro, mas nisso ninguém bate os orientais).

Ainda há dias aqui falei nessa ideia estranha que é os europeus gostarem de fazer inquéritos sobre em quem votariam se votassem nos EUA ou no Brasil, continuam a achar que alguém por lá quer saber da nossa opinião para alguma coisa (e a segue!).

Independentemente do que cada um de nós aqui, nesta Europa de duvidoso futuro pensa, não é com isso que Lula tem que se preocupar: é com o Brasil e os brasileiros.
E o que é que os brasileiros pensam disto?

Mal por Mal disse...

Cagada sem aspas!

manuel campos disse...


Mal por Mal

A sua cagada é sem aspas, a minha "cagada" é com aspas, a cada um a cagada ou "cagada" a que tem direito e porventura merece.

Escrevo um comentário de 13 linhas com pontos bem diversos e o meu caro só tem a comentar que a sua cagada é mais limpa que a minha "cagada"?

Na altura não lho disse porque no fundo, bem lá muito no fundo, tenho uma indole bondosa.

Mas já que insiste: pelo que diz o prestígio de Lula tem uma grande parte que não é mérito próprio mas sim demérito alheio?




O meu dia 24 de abril

Saí de manhã de casa, em Santo António dos Cavaleiros, onde vivia, desde que casara, quatro meses antes.  No meu carro, entrei na Escola Prá...