quarta-feira, abril 19, 2023

João Serra


Acabo de saber que morreu o João Serra. Tinha 74 anos. 

Conheci-o há quase meio século, no Movimento de Esquerda Socialista (MES). Depois disso, fomo-nos encontrando aperiodicamente pela vida, muitas vezes em circunstâncias em que também estava envolvido Jorge Sampaio, de quem ele era grande amigo e que assessorou em Belém, chegando a seu chefe da Casa Civil. 

O João e eu coincidimos, por cerca de dois anos, na Fundação Cidade de Guimarães, na preparação de Guimarães - Capital Europeia da Cultura, de que ele foi presidente e eu conselheiro. 

João Bonifácio Serra era historiador e foi professor e investigador em diversas instituições de ensino superior, tendo obra publicada nesse domínio. Nos últimos anos, estava muito ligado às questões culturais da cidade de Leiria. 

Deixo um abraço de pesar à sua Família.

3 comentários:

Flor disse...

Os meus sentimentos. Que descanse em Paz.

Luís Lavoura disse...

Não foi também sindicalista?

Anónimo disse...

Senhor embaixador
Conheci o Dr. João Serra, de vista, na Faculdade de Letras da UL; mais tarde tive o privilégio de poder colaborar com ele numa iniciativa que teve o patrocínio do Presidente Sampaio. Era, de facto um senhor, de uma calma contagiante e de uma simpatia suave; percebia-se por que razão o presidente Sampaio o "escolhia" para tarefas delicadas.
MB

O futuro