sábado, abril 08, 2023

"A Arte da Guerra"


Esta semana, no podcast "A Arte da Guerra", do Jornal Económico, converso com o jornalista António Freitas de Sousa sobre os tempos mais recentes na Rússia e na Ucrânia, as mudanças políticas o ingresso da Finlândia na NATO e, finalmente, as atribulações judiciárias de Trump, com as respetivas consequências políticas.

Pode ver aqui.

11 comentários:

manuel campos disse...


Equilibrada análise ao caso Trump, é matéria onde muita gente por aí prefere os preconceitos à lucidez e acaba muito espantada porque os americanos não votaram como os europeus votariam se votassem lá, um exercício recorrente e inútil a que a CS europeia se dedica periódicamente, uma patetice de quem acha que eles querem saber o que nós achamos que seria o melhor para eles.

No entanto há sinais de que, mais lá para a frente, possam vir a ser ressuscitadas questões relativas a Hunter Biden, a sua passagem pela Ucrânia e o seu famoso laptop que não era dele e afinal parece que é.
E também a James Biden, aquele que o Washington Post chama em grandes títulos e passo a citar "Presidential brother, family helper, political wild card".
Ainda que não seja Joe Biden que esteja no foco, as luzes iriam apontar "por ali".
E isso poderia tornar o ambiente geral muito mais complicado se ficarem face a face na corrida.

Pelo que li em tempos, os processos contra Trump por alegadas irregularidades nas contas das suas empresas poderiam levar a uma coima global de cerca de 0.05% da fortuna dele, portanto seriam 50 cêntimos em cada 1000 dólares.
E aqui admito que o risco politico de ele ter saídas politicamente infelizes por tão pouco seja complicado, por ser perfeitamente inútil seria um risco acrescido.

PS- As irregularidades são óbviamente "alegadas" até prova em contrário, a outra senhora esqueceu-se da "presunção de inocência" e anda a levar no côco por causa disso.

Flor disse...

Desejo-lhe Sr. Embaixador um Bom Domingo de Páscoa.

Paulo Guerra disse...

Com muito respeito e muita pena minha, este epsiódio dava quase para editar um spoiler de toda a campanha de desinformação que corre hoje na nossa parte do mundo sobre o conflito da Ucrania com objectivos muito mais vastos como evitar o fim do mundo unipolar e a hegemonia dos US e do dólar! Dois objectivos ireemediavelmente perdidos. O Mundo unipolar já acabou e os sinais disso mesmo são mais que evidentes e nunca mais acabam! Independentemente de todos os conflitos que alguns lunáticos do partido da guerra nos EUA ainda estejam dispostos a começar para não se renderem já. Mas até o tempo de se esconderem atrás da responsabilidade de um velho demente vai acabar! Em contrapartida esta semana também ouvimos um dicurso racional do último candidato da família Kennedy à Presidência dos EUA. E não está em causa o seu valor como candidato mas que ainda há gente sã e com cérebro nos EUA! Só disse o que até uma criança na Europa devia perceber e esta guerra nunca tinha começado!

Porque confesso que o que me deixou mais aterrado não são discordâncias quanto ao que se está a passar na Ucrania e no mundo mas a predisposição russofóbica clara para o sucesso da maior campanha de desinformação que já foi montada no “mundo livre” à volta de um conflito! Sobretudo num país como Portugal e não por parte dos facciosos do costume mas por gente inteligente para quem presumo que a situação na Ucrania no início de 2021 era perfeitamente sustentável. O que torna os acordos de misnk um autêntico mistério! Podemos presumir que nunca houve golpe de estado, que os US não tomaram a Ucrania nem empoderaram nacionalistas nas listas da Interpol como perigosos neonazis, que nunca houve massacre de Odessa, que o Parlamento da Ucrania nunca aprovou legislação para descriminar e depois perseguir parte da população, que a Força Aérea da Ucrania nunca bombardeou civis no centro de Donetsk nem andam agora a queimar igrejas em Kiev! Porque nada disto aconteceu além do cérebro de alguns fãs de Putin! Que ao fim de 8 anos acrdou um dia mal disposto e catrapum!

Conflito que opõe os US, o maior poder militar do Universo - que acabou de sair de uma potencia militar como o Afeganistão pendurado nas rodas de um avião como já tinha acontecido há meio século noutra grande potencia como o Vietname – os seus procuradores nacionalistas ucranianos que fizeram de tudo desde o golpe em 2014 para tentar desestabilizar a Russia e os vassalos do costume como a UE, que também tem despejado na UKR todas as armas que tem e não tem para derrotar a Russia no campo de batalha sem qualquer efeito. Todo o Ocidente colectivo, o que como diz o Embaixador só pode denotar fraqueza da Russia na guerra convencional. Até porque estranhamente não é adepta da Blitzkrieg nazi na sua fronteira contra o seu próprio povo?! Quem pensaria numa coisa destas? O mundo livre não, claro. Daqui tanto trabalhinho na construção de várias linhas de defesa com tuneis, trincheiras e bunkers para matar ruskies que a Russia tem simplesmente detonado no seu calendário e não no calendário da NATO ou da campanha de desinformação!

Mas claro que para não debatermos as verdadeiras causas e os verdadeiros responsáveis de um conflito que nunca devia ter sido instigado muito menos começado, podemos continuar a supor a Ucrania como uma das 7 maravilhas democráticas da terra, o comediante como um novo Churchill assim como a caluniar e a desvalorizar a Russia e os seus actuais dirigentes de todos os ângulos possíveis e imaginários até porque não souberem amar Gorbatchev num dos piores momentos económicos da história da Russia! Com os mais velhos em pensões e os mais novos sem emprego. Gorbatchev que antes de morrer ainda condenou a intervenção da NATO na sua Ucrania. Já depois de também admitir várias vezes como foi traído pelo Ocidente! E o mesmo em relação a Yeltsin!

Paulo Guerra disse...

cont.

Mas claro que olhar para a Russia como um pária e uma merdinha económica como todos os seus parceiros párias e merdinhas económicas como o o ultimo Império na terra os vetou, ajuda em muitos aspectos da análise de uma realidade dolorosa e condicionada. E o facto de admitirmos que a maioria dos russos apoia o seu Govt suponho que também só faz da Russia um hospicio de gente que não sabe o que quer. Onde já se viu não desejarem também serem vassalos do último Império da terra.

Como a bomba de gasolina - como também foi apelidada por um grande economista como John McCain - com mais impacto no Mundo que a Europa toda junta em tempo de crise global - como também era fácil de prever - não tem só o Irão do seu lado nesta crise que é muito mais que o conflito na Ucrania! Tem mais de metade do Mundo e bem representado em Organizaçãos como a EEU, SCXangai ou os BRICS +! E pouco interessa como se conseguem as votações hoje na ONU! Infelizmente se algum bloco económico está hoje politicamente isolado do mundo somos nós! À conta de mais uma guerra por procuração com sanções boomerang mas sobretudo à conta do bulling dos EUA à volta do mundo nos últimos 30 anos!

Que o mundo, excepto os vassalos do costume para mal da sua própria população, já disse que não está disposto a continuar a tolerar! E uma grande diferença entre os aliados da Russia na EEU, SCO e BRICS como é o caso do falado Irão é que a Russia não precisou de ameaçar Teerão como os US fazem aos seus próprios aliados como foi o último caso com a Coreia do Sul! Uma diferença sempre de assinalar não vão também ter algum gasoduto no mar. Apoioi bem expresso nos últimos acordos de paz no Médio Oriente ou nas duas últimas visitas da Dachshund da CE à India e à China! Para nossa vergonha mas já chegarei lá porque desta vez a humilhação não se resumiu só a uma cadeira! O facto da semana e do mês, se não do ano ou da década para nós na UE!

Acho aliás engraçado como a rectórica de tentar continuar a diminuir e isolar Russia, na autêntica distopia orwelliana em que passámos a viver depois de termos acionado o catalizador do conflito na Ucrania, ainda dá fruto. A visita de Xi a Moscovo e sobretudo as declarações da despedida dos dois líderes que apareceram reproduzidas nalguma imprensa controlada por capital ocidental foram demolidoras e como não há rectórica possível para isolar a China não há espaço para mais nada que a propaganda infantiloide que continuamos a ouvir! Quase como putos a porem pedrinhas numa engrenagem gigante na Revolução Industrial.

“No momento, há mudanças – do tipo que não víamos há 100 anos – e somos nós que conduzimos essas mudanças juntos”, disse Xi a Putin enquanto estava na porta do Kremlin para se despedir dele. E o presidente russo respondeu: “Concordo”.

Paulo Guerra disse...

CONT.

Mas podemos continuar a menosprezar a Russia ou a apregoar todos os dias o seu isolamento face ao mundo que não mudamos a realidade. Em termos económicos a Russia só não é uma grande potência de serviços e divida como os EUA e a UE! Mas é uma grande potência militar, espacial, aeronáutica, naval, industrial, agricola – onde vale, por exemplo, varias Ucranias nos grãos apesar da fantochada que a Ucrania é que ia matar a fome em Africa. Com os africanos a ouvirem e a saberem que a maioria do grão ficou na UE para controlar a inflação. Infelizmente o Ocidente Coelctivo ainda não disse uma única verdade durante todo o conflito! E uma grande potência em quase todos os parâmetros que se utilizavam para medir as grandes potencias económicas antes de cairmos fundo neoliberalismo com índices de distribuição de riqueza cada vez mais fantásticos! Grande poência em termos de Tesouro, recursos naturais como petróleo, gas, aço mas também metais raros para a economia do futuro. Estima-se aliás que a Russia possa ter até 2/3 dos recursos naturais mais valiosos hoje no mundo! Que é a principal razão que faz da Russi uma autocracia e da guerra na Ucrania. A outra grande foi desligar a Europa da energia da Russia!

E não tanto pelos recursos mas por não os liberalizar! Que afronta aos mercados!E eu até sou crítico da economia russa em muitos aspectos. Mesmo depois de bater no fundo há menos de 30 anos e sanções nos últimos 20. Não caio é na ignorância de dizer o que disse a monstruosa campanha anti Russia com comparações com Espanha… A Russia que segundo Bruxelas em 2019 também provocou a WW2. 77anos depois. Que descoberta! Quantos países do mundo fazem aviões militares e comerciais? E comboios de alta velocidade? E estações espaciais? E foguetões espaciais para dar boleia aos astronautas americanos? Talvez porque a Russia é o país do mundo com mais cursos superiores! Com o ensino publico, universal e gratuito. O maior predictor do desenvolvimento!

Ou como é que um país tão pobre lidera tantas áreas de armamento à frente da maior força militar do Universo? Infelizmente os EUA também promovem guerras à volta da Russia todas as décadas e isto já nos devia incomodar a todos na Europa. Chechenia, Georgia e agora Ucrania. E a Russia até em termos de transformação de tecido produtivo está a ganhar com este conflito. E se a investigação e a indústria espacial ou até o nível das graduações STEM não fazem de uma nação uma superpotência, o que é que faz uma superpotência? A maior feira da pulga da Europa Oriental que a Ucrania abriu em Kharkov que já foi o segundo maior centro industrial da Europa? Ou talvez a fragata que encomendaram à Turquia como parte do bilhete para entrar na NATO com os maiores estaleiros navais da Europa em Nicolaev fechados?

Ou o carvão que compram aos EUA com a maior bacia de carvão da Europa no Donbass? Nós em Portugal se também trocarmos todos de casa uns com os outros no próximo ano, produzimos zero e um dos maiores PIBs da Europa. Mas não aconselho. Já a riqueza que os EUA apregoam com os activos mais inflacionados que os últimos jatos que venderam para a Europa para não se perceber que a China já ultrapassou os EUA há muito tempo como a maior potencia económica do mundo, 80% são serviços e só 20% são do buraco da saúde privada! Outra grande fatia é do Imobiliário mesmo devoluto. Chama-se aluguer imputado. Ou imaginado. E as armas claro. Uma vez numa Conferencia da OMS em lisboa, dizia uma palestrante técnica da OMS, que fazia falta diferenciar as economias de vida na Europa e as economias de morte!



Paulo Guerra disse...

cONT.

Porque o PIB é o pior indicador económico para comparar economias no geral e em especial economias com especificidades muito diferentes! Sobretudo economias com superavit já que o PIB é medido em dólares. Como alerta aliás o próprio autor do indicador. Já no PIB PPP a Russia à frente da maior economia da UE. Que afronta que não convém divulgar. Até o consumo de energia dá uma ideia melhor da ordem de grandeza de uma economia! Um indicador que aqueles que gostam de dizer que a economia é a transformação de energia nunca verificam porque tb vêem a Russia no topo. O PIB é bom para medir o crescimento de países deficitários sem grandes alterações de políticas económicas num determinado periodo! Porque há muitas culturas económicas à volta do mundo e nem todos os países ambicionam exportações como as economias deficitários que também importam quase tudo! E a principal razão é porque a Russia é muito provavelmente a nação mais autosufiente do mundo e o maior país da terra. Com muito consumo interno com que se preocupar. Com a produção de 80-90% dos seus bens de consumo. A Alemanha não produz 50%. O que em muitos modelos económicos a Alemanha uma colónia e a Russia uma superpotência! Só depende do contexto económico e não da propaganda!

E não vou perder mais tempo com comparações neoliberais estapafurdias com a economia russa como se ouve nos media de quem sabe zero de economia e ainda menos de economia russa! Na verdade se a diplomacia de Pequim tem marcado pontos quase impensáveis até há pouco tempo, o verdadeiro pivot da NOM multipolar tem sido Moscovo, sem qualquer margem para dúvida! Por mais que não tenha qq intenção de o dissecar mas basta pensar se o acordo com os sauditas algum dia era possível sem o armamento russo! Porque infelizmente também foi o mundo dos petrodólares - mortos - que os EUA criaram! Porque os EUA sim, não têm mais nada além de dólares e armas hoje para o mundo! Sobretudo a garantia que não bombardeiam um determinado país! De outra maneira como justificam a frota enorme de portaviões? É para defender os US de balões chineses na costa do Pacifico? Ou para projectar poder militar de uma doutrina militar claramente imperialista? Ainda hoje fazem docs com posters do Rommel colados nos tanques!

Paulo Guerra disse...

A Russia anunciou a tomada de Bakhmut:

E agora deixemos as generalidades e directo aos pontos mais efectivos! Quando é que a Russia disse que já tomou Bakhmut? No mesmo dia em que disse que tomava Kiev em 3 dias com 100 mil homens? Que por acaso até foi Mark Milley que o disse nos EUA! Porque para os US era impensável um conflito na Ucrania com uma força superior que não fizesse a Kiev o que os US fizeram a Belgrado ou Bagdad e viram Hitler fazer a muitas cidades na Europa. Isto para dizer que se continuarmos nós a defenir os objectivos militares da Russia vamos sempre continuar a anunciar o resultado que quisermos. Não passa é de propaganda! E o mesmo num jogo de futebol! Onde também não passa de batota.

Quando na realidade a Russia nem precisava de sair do seu território para vaporizar e tomar Kiev! Mas infelizmente nem com homens na Ucrania conseguiu o que não conseguiu com o aparato militar na fronteira da Ucrania ou nos 8 anos a seguir ao golpe! Forçar negociações logo no início para evitar todo o derramamento de sangue até hoje. Ou também era suposto deixar destruir a população russofona da Ucrania mesmo na sua fronteira? A Ucrania bombardeou vários centros de cidades do Donbass cheios de civis várias vezes com a sua força aérea. E na véspera do início do conflito segundos relatórios da OSCE tinha milhares de homens preparados para atravessar a linha de contacto com artilharia pesada que já tinha conseguido infiltrar! A Ucrania hoje anda a queimar Igrejas em Kiev!!! E a prender padres naquela maravilhosa Democracia! Mas não um assunto da semana. A UKR que já perdeu Bakhmut há muito tempo como qualquer estratega militar sem o pensamento enviesado reconhecerá!

E enquanto continuar a enviar tropas para Bakhmut, a Russia muito dificilmente fechará as operações em Bakhmut ou no Donbass! Por alguma razão foi baptizada como um moedor de carne, o que concilia com um dos 3 objectivos militares anunciados pela Russia. Que tem tanta pressa em tomar Bakhmut ou qualquer outro território hoje que ainda não puxou metade da última mobilização para a frente como até a Ucrania reconhece! Tal como um dos maiores propagandistas da Ucrania quando foi demitido, depois de cometer o pecado mortal de dizer uma verdade num ano inteiro, veio reconhecer o erro da Ucrania em provocar a guerra. E desfazer todas as mentiras sobre a operação militar russa. Como a AMI tb tentou em vão. Esta semana até apareceu o técnico que foi visitar os infantários da Russia que resultaram na fraude da condenação de Putin no TPI incrédulo com a condenação, porque diz que só viu crianças livres da guerra felizes em boas instalações. E o melhor Comandante da UKR tb até à fatifica entrevista ao Post. Porque Kiev agradece sempre aos melhores:

FAUKR General Krivonos: “Eu disse no início de fevereiro que não fazia nenhum sentido manter Bakhmut porque é um moedor da nossa carne. Nas batalhas pela cidade, as forças russas salvaram seu pessoal e a AFU perdeu os melhores combatentes. A decisão de defesa de Bakhmut é um crime de guerras e também não é hora de ir para a contra-ofensiva quando a Rússia ainda nem trouxe suas reservas para a front, que estão esperando "em algum lugar perto de Voronezh".

Paulo Guerra disse...

O caso da semana, um bloguer.

Numa semana em que Holland tb assumiu sem qualquer pudor como ele, a França e a UE ajudaram a provocar o conflito na Ucrania. Onde os mesmos nacionalistas que estão na origem da discriminação de parte da população que levou ao massacre de Odessa, à guerra civil e em 2022 ao conflicto actual, que além de nunca terem parado de bombardear o centro de Donetsk desde 2014, que está mais que provado que nunca teve qualquer instalação militar além de civis, já andam a queimar igrejas em Kiev.

Numa semana com uma fuga monumental de documentos do Pentagono que a Casa Branca já admitiu que está a investigar porque é real e só pode ter sido conduzida por um cidadão americano dado a natureza de alguns documentos que além de desmascararem muita propaganda sobre o conflito na Ucrania, provam sobretudo como as fontes de Sy Hersh da sabotagem dos gasodutos - o verdadeiro casus belli deste conflito que mais devíamos debater na Europa mas ninguém está para isso – que há cada vez mais gente no establishment dos EUA que já percebeu o perigo que representa para os próprios EUA e para o mundo em geral a autêntica insanidade que reina no interior da Admnistração Biden. Que só nós na EU é que também não pomos em causa mas que ainda vai dar muito que falar nos próximos anos! Em linha aliás com as escutas dos nossos líderes e do Fuck UE da Sra. Nuland! Só consideração por nós europeus!

Na semana em que Macron inaugurou a peregrinação a Pequim, o maior parceiro comercial da UE e um dos maiores alicerces, a par com a energia Russia, de todo o crescimento europeu das últimas décadas, conforme o próprio Borrell. E o pequeno Macron, sem Brigitte como que a responder ao gracejo de Holland, depois do susto em França com os coletes amarelos, o preço do GNL americano e o assédio das empresas europeias totalmente intoleravel pela Administração Biden - depois de ter explodido os gasodutos - decidiu reencarnar De Gaulle e produzir algumas das declarações politicas mais fantásticas dos últimos anos por algum líder de um país da UE que só por si implodem com a actual CE e a NATO ao mesmo tempo. Sobre a autonomia europeia, que tinha evitado completamente o conflito na Ucrania e assegurado, tb há muito tempo uma nova arquitectura de segurança europeia – verdadeiramente - na Europa! Assim como o tão almejado papel da UE como actor global no grande tabuleiro geostratégico mundial, que passo a transcrever. Já depois de ter afirmado numa conferencia de imprensa conjunta com o líder chinês Xi Jinping, que a França se opõe à implantação de armas nucleares fora do território nacional das potências nucleares. Para bom entendedor…

“A Europa deve resistir à pressão para se tornar seguidora da América”, diz Macron

“O 'grande risco' que a Europa enfrenta é ser 'apanhada em crises que não são nossas”.

Numa clara referência à Ucrania e ao transpond da NATO para a Àsia Pacifico.

https://www.politico.eu/article/emmanuel-macron-china-america-pressure-interview/

Paulo Guerra disse...

continuação do caso da semana

Já para a bagagem de Macron a visita não podia ter corrido pior. Desde que ouviu de Xi para primeiro deixar de ser vassala dos EUA e só depois voltar à China se a ideia fosse defender o interesse da UE junto da China. Que ao contrário da UE, como Ursula já tinha ouvido na India, ninguém ensina como defender os interesses da China! Até ser largada pelas autoridades chinesas no aeroporto de Pequim como qualquer cidadão comum! No corredor de um voo comercial sem qualquer dispensa de qualquer género como diplomata como atestam as várias fotografias da humilhação épica a que foi vetada a Presidente da CE em Pequim!

E através dela, infelizmente todos nós! Na mair humilhação da UE que eu me recordo. E eu até fui dos que me insurgi com a “cadeira” do Sultão. E com a deselegancia de outro retardado como Charles Michel. Mas a verdade é que ela não é diplomata nem dignatária de qualquer país. E já merecia há muito tempo a humilhação porque passou em Pequim. Cá se fazem, cá se pagam. E parece que não aprende porque na India foi muito parecido. Já deve ter nascido a dar ordens! Porventura até com o braço esticado como os nacionalistas ucranianos. Mas o mundo mudou e a Ursula e o Orgão Executivo da UE ainda não perceberam! Como infelizmente muita gente na UE! Que vê uma das infraestruturas mais críticas da UE sabotada por um alegado aliado, o mais poderoso aliado e não passa nada?!

Mas dizia eu que no meio de tantos eventos nesta semana, o Sr. Embaixador decidiu destacar o acto terrorista que matou um bloguer russo e feriu uma dezena de pessoas para inferir sobre a segurança na Russia?! Que antes de mais convenhamos que não foi um 9/11 para dizer alguma coisa sobre a Russia. 9/11 que deixou a todos na Europa muito consternados e até pôs a Russia a colaborar com os EUA na intervenção no Afeganistão contra o terrorismo através da cedência de bases militares e de certeza muita intel. Uma preocupação eterna na Russia dado ser a nação mais multicultural da terra, não obstante os festejos de muita gente desta vez na Europa?! Aonde é que já vão os valores europeus que tanto apregoamos quando festejamos um acto terrorista? Já sobre mais um acto terrorista por parte do regime de Kiev e os seus serviços secretos, que é público que têm uma lista hedionda de alvos para abater financiada pelos EUA com jornalistas de todas as nacionalidades, inclusive americanos, unicamente pelo crime de expressarem livremente a sua opinião! Como calculo as crianças na mesma lista hedionda de alvos a abater de um regime abjecto.


E dizia eu que já pensava exactamente o contrário do Sr. Embaixador muto antes de mais este episódio de AdG. Quando ao fim de 1 ano as autoridades russas só permitiram dois actos desta natureza hedionda, quantos pararam? Que não são levados a cabo só pelos serviços secretos da Ucrania sem a ajuda dos serviços secretos aliados como se viu claramente no atentado terrorista que vitimou Daria Dugina, até pela forma como os terroristas conseguiram fugir e escapar até hoje. Desta vez a principal perpetradora não teve a mesma sorte. E apesar de não atribuir qualquer relevo especial à vítima além da sua humanidade de que a família e o mundo se viram privados tão cedo através de um acto hediondo que todos devíamos condenar, pelo que li a própria vítima teve alguma responsabilidade no seu trágico destino. Já que num primeiro momento a embalagem com o explosivo foi travada pela segurança. Parece que foi o próprio que inadvertidamente chamaou a terrorista para junto de si!


Paulo Guerra disse...

A entrada da Finlandia na NATO depois de décadas de neutralidade em que não se saiu nada mal.

Finalmente a entrada da Finlandia da NATO onde Sanna Marin acaba de perder as eleições e deixar a liderança do Partido Social Democrata. Com a ascensão da extrema direita! No norte da Europa porque infelizmente é para onde caminha a Europa toda. Porque será? Algo que o Sr. Embaixador acha que só está associado à economia. Porque a economia e a inflação na Europa não estão associadas à guerra. Uma opinião que partilha com Putin! Para responsabilizar as economias neoliberais sobreendividadas pela sua destruição, excluindo o conflito de qualquer responsabilidade! Propaganda do Kremlin com que não podia concordar menos. Mas além do tiro de canhão no próprio pé da maioria das sanções numa Europa que não tem qualquer outra fonte substancial de energia no Continente, o problema extravasa em muito a inflação.

A Finlandia, como a UE, deve muito do seu sucesso económico a décadas de energia barata russa e a outras trocas comerciais com as duas economias plenamente intergradas como é normal. Até a uma excelente relação com os russso em termos de turismo e vice-versa. Tudo números fáceis de verificar. E claro que a Russia não representa qualquer ameaça para a Finandia ou para a Suécia, como estes dois paises sabem perfeitamente. Se nunca representou quando Moscovo estendia o seu sof power por meia Europa não queiram fazer das pessoas outra vez parvas. E o mesmo para a Ucrania que também sabe perfeitamente que ajudou a construir a ameaça existencial que os US não toleraram em Cuba. No caso da Ucrania muito mais grave porque ainda perseguiu claramente 1/3 da sua população, só por acaso de etnia russa.

Apesar do Sr. Embaixador garantir que Suécia e Finlandia não foram pressionadas. Provavelmente porque os EUA também não pressionam ninguém como a NATO. Mas eu podia pôr aqui vários exemplos de estadistas que garantem exactamente o contrário hoje. Como ainda recentemente a Chanceler da Africa do Sul na cara de Bliken ou Obrador, também ainda esta semana no México por ter comprado 6 eletricas à Iberdrola, ameaçado publicamente pela Casa Branca como estamos habituados a ver com Maduro sem qualquer pudor! Até elegem Presidentes da Venezuela no Congresso americano depois de terem garantido o petróleo com um fantoche. Mas também acredito que no caso da Sanna Martin, como toda a geração dos cursos de verão do WEF hoje no poder na UE, esse grande fórum da Democracia global que todos elegemos para definir políticas globais, o caso é muito mais grave. Defendem sobretudo as políticas do WEF. E aqui está um argumento da extrema-direita populista porque o populismo só funciona com algumas verdades! Veremos para onde caminhará a Finlandia nos próximos anos!

No caso da Suécia, que julgo que ao contrário de algum lapso do Sr Embaixador, é que tem mais problemas com refugiados curdos que a Turquia quer extraditados, ainda recordo ouvir o Embaixador nos EUA com algum raconal económico. Baixar o Orçamento da defesa, onde gastam mais que 2% e claro, o negócio para a indústria de defesa sueca. Que é um sector importante na Suécia. Mas nada disto se verifica na Finlandia. Muito pelo contrário, vai ter que multiplicar várias vezes a defesa. E porquê? E caso caia no erro de permitir a implantação de algum armamento da NATO que ameaçe claramente Mosoco, claro que fica em risco. Como Cuba em 62! Depois venham chorar sobre o leite derramado. Mas neste caso até penso que o golpe dos EUA é outro e chama-se acesso ao Ártico. Para quem não saiba onde a Russia tem investido Milhões e onde pensa como é óbvio ganharTriliões! De duas maneiras.

Paulo Guerra disse...

CONT da entrada da Finlandia na NATO

Com a rota martima em si muito mais curta que o Suez e com os recursos naturais com o degelo. Juntamente com o Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul (CITNS) para o Irão, uma espécie de “rotas da sede” da Russia. Os dois grandes investimentos da Russia hoje! Os típicos megaprojectos geostratégicos de sof power das grandes potências com os quais eu até tendo a não concordar muito, apesar de não ver grandes perigos nestes dois a não ser o ambiental no Artico. Que como dizem os americanos, senão fosse a Russia fazíamos nós! E mesmo assim estão a tentar! Como não vejo na Belt and Road da China. Aliás, gostava de deixar claro que apesar de discordar muito com o Sr. Embaixador e sobretudo com a UE na actual conjuntura, nenhum sentimento especial me liga à Russia. Unicamente à verdade e à Justiça! E à Europa como europeu!

Por isso é que ainda considero mais surreal como é que algum europeu se congratula com a perda de dois activos neutrais.Tão importantes para a Europa com já demonstraram e podiam estar prestes a voltar a ser uteis a todos. A ideia que a Russia quer voltar a reeditar a URSS é só propaganda de Washington! A Russia nem na Ucrania quer atravessar o Dniepre. Mas no mínimo, até para mim que sou quase sempre contra referendos em Democracia onde elegemos representantes ao contrário de plesbicitos, há mudanças e mudanças. E é completamente inconcebivel que nenhum dos dois países tenha convocado um referendo junto da população quando estamos a falar de um dos principais genes do adn dos dois países. Como a Suiça ou a Austria. Mas lá saberão a razão que não é difícil de tentar perceber partindo do principio que ainda têmn dinheiro para organizar um referendo! E por último já aqui há dias o Sr. Embaixador acusava a Russia de não saber ler a mudança de paradigma nestes dois países. Quase como querer obrigar os russos a amar Gorbatchev no seu período de vida mais negro. Quando o próprio Gorbatchev já admitiu que foi traído pelo Ocidente! E também não é a Russia que tem que saber ler a mudança de paradigma dos outros.

Como eu já escrevi aqui, algum dia com Olaf Palm, Willy Brandt e outros políticos do mesmo calibre, a Europa ecnontrava-se na situação que está hoje? Em guerra? Quem tem que se preocupar com a mudança de paradighma na Suécia e na Finlandia são os suecos e os finlandeses! Porque já não são os mesmos países. E mudaram muito para pior! A Russia e os russos devem preocuipar-se com a Russia. E as sondagens não podiam ser mais claras quanto a eles sentirem-se bem com o Govt que têm! Aliás, fazem-se muitas guerras precisamente quando começamos a achar que os outros têm que pensar como nós. A Alemanha nem precisava de nenhum Willy Brandt. Chegava Schroeder, hoje tb tão odiado e o ultimo grande Chanceler da Alemanha. A quem Merkl deve todas as reformas. Aliás, gostava muito de ver hoje uma sondagem junto da população alemã para ver quem dizia não à energia russa! Depois da febre da propaganda russofobica. Na parte Oriental que conhece melhor o grande diabo vermelhor já não é preciso. Basta as manifs. A Russia armava a energia? Duante quase meio século? Se alguém arma algum bem fundamental no mundo são os americanos com o dólar! Que é a principal razão porque estamos a passar pelo que estamos hoje na Europa. Numa Europa cada vez mais dividida um seculo depois da WW2! Que ninguém consegue garantir que não chega à WW3! Só à conta dos EUA na Europa! Tal e qual Macron parece começar a ver!


Maduro e a democracia

Ver aqui .