quinta-feira, abril 27, 2023

Álvaro Mendonça e Moura


Confesso ter ficado surpreendido pela notícia de que o meu colega Álvaro Mendonça e Moura, embaixador que, até há pouco, desempenhou as funções de secretário-geral do MNE, vai assumir, dentro em breve, o cargo de presidente da CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal. 

Sabia-lhe algum empenhamento recente na agricultura, mas desconhecia que ele chegasse a uma imersão profunda no associativismo da nossa lavoura, para utilizar uma expressão bonita e clássica.

Contudo, considero muito importante, num tempo em que as questões agrícolas re-assumem relevância na nossa economia, que quem institucionalmente a passa a representar possa ser alguém com o conhecimento de um antigo representante diplomático português na União Europeia.

Álvaro Mendonça e Moura e eu entrámos no mesmo dia nas Necessidades, vai para 48 anos, e ficámos bons amigos desde então. Só o futebol nos divide! O Álvaro teve uma carreira distintíssima, um percurso em tudo conforme às suas qualidades profissionais, dado que foi um dos mais talentosos diplomatas da sua geração. 

Desejo-lhe as maiores felicidades nesta sua nova fase de vida.

2 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Muito bem!

Por falar em CAP, ainda me lembro do pó que o meu avô tinha ao finado José Manuel Casqueiro.

manuel campos disse...


Página 507 de "Podia ter sido pior" de José Cutileiro.

José Cutileiro foi o 2º embaixador (depois do inglês) a ser recebido por Nelson Mandela, 15 dias depois de ser libertado, na sua casa do Soweto em 26 de Fevereiro de 1990.
Acompanhava-o nessa visita este senhor, como ele lá conta.

Não tendo inveja de quase nada, destas situações tenho.

O meu dia 24 de abril

Saí de manhã de casa, em Santo António dos Cavaleiros, onde vivia, desde que casara, quatro meses antes.  No meu carro, entrei na Escola Prá...