sábado, abril 01, 2023

Era mas não é

Para a China, a construção de uma aproximação com o Brasil seria um passo importante na sua estratégia de composição de um poder alternativo aos Estados Unidos. Contudo, o que poderia configurar uma mudança decisiva a nível global seria um entendimento geopolítico com a Índia. Que não vai acontecer.

5 comentários:

  1. A Índia está demasiadamente ligada aos EUA, já pela língua, já pelo facto de imensos indianos trabalharem profissionalmente nos EUA, muitos em posições importantes.

    ResponderEliminar
  2. João Cabral14:29

    Poder alternativo não lhe chamaria, porque essa alternativa é o abismo.

    ResponderEliminar
  3. manuel campos15:54




    Em comparação, o Brasil não tem dimensão política nem populacional suficiente para além de um grande e louvável voluntarismo.

    E como ainda há dias aqui interpretei a propósito de Trump e Bolsonaro, tem muito em comum com o "ideal americano" nas suas vivências, só não tem a língua e o "espírito"
    da legislação-base.

    ResponderEliminar
  4. Nuno Figueiredo16:21

    não?

    ResponderEliminar
  5. A India saiu da SCO ou dos BRICS? Já está a acontecer! Com a India a fazer precisamente o mesmo que a China na sua área de influencia no Sul da Ásia!

    ResponderEliminar

Salamaleques