quinta-feira, abril 13, 2023

Lama

O nojento episódio ocorrido com o Dalai Lama vai ficar por ali ou haverá um movimento internacional para retirar consequências criminais para aquele indiscutível ato de pedofilia? E será que o Dalai Lama vai prosseguir os seus circuitos promocionais pelo mundo, como se aquilo se não tivesse passado? 

32 comentários:

Anónimo disse...

Pedofilia?
A mim pareceu-me nojento mas não consigo ver onde está a pedofilia. Salvo se se adoptar uma definição muito alargada desta. É uma tendência hoje muito em voga: arranjar um conceito e depois alargar de tal modo a definição (com a ideia de abranger mais casos e ter mais material em mãos?) que se corre o risco de diluir a coisa. As definições têm de ser rigorosas e nunca demasiado vagas. Como na Matemática (ou quase).
Zeca

Luís Lavoura disse...

O Francisco adotou o procedimento de lançar iscos com os seus posts, a ver quem morde o anzol.

manuel campos disse...


A análise do Zeca é bastante lógica e espelha muito do que penso.
Aquilo não foi bonito, foi mesmo bastante parvo, mas daí a ser pedofilia vai um passo, eu nunca fui de fazer festinhas a ninguém, nem aos meus filhos e netos quanto mais aos dos outros mas conheço gente normalíssima que já tenha tido chatices aí na rua só por uma frase (!) inocente sobre uma criança.

Francisco Seixas da Costa disse...

Se pedir "chupa-me a língua", a uma criança, colocando a língua de fora, depois de lhe ter dado um beijo na boca, não configura um ato de pedofilia, então não sei o que é pedofilia.

josé ricardo disse...

Vi o vídeo depois de ter lido o post e os comentários. A mim parece-me simplesmente que o homem não estará muito bom da cabeça. E os pais daquele miúdo também não terão os cocurutos muito protegidos.

caramelo disse...

Manuel Campos, o que tem uma coisa a ver com outra? Vai uma distância imensa entre afagar a cabeça a uma criança num parque ou dizer-lhe frases inocentes e chegar ao pé dela e dizer-lhe "chupa-me a língua". O que faria a um homem que dissesse isso a um filho ou um neto?...

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Se eu já não sou de acordo com chochos na boca entre pais e filhos, quanto mais isto.

Flor disse...

E como dizem en Espanha por exemplo:

"No crees que tienes el bebé más precioso del mundo? Es tan bonito que no puedes parar de comértelo a besos."

Temos que ter em conta a cultura e os hábitos de cada povo.

Este caso do Dalai Lama, para nós Europeus não tenho dúvida que foi nojento.

Joaquim de Freitas disse...

Fico surpreendido com a « largueza » » de espírito de alguns comentadores deste blogue. O Senhor Embaixador tem razão: aparentemente, para alguns, a pedofilia já não é o que era! E se o Dalai Lama fosse só isso!

O mito do Dalai Lama tem a pele dura. A imagem mais difundida do Tibete é a da terra alta dos mosteiros onde tudo é serenidade, amor ao próximo, espiritualidade, a de um quase paraíso guiado pelo Dalai "Lama, alto líder espiritual, Prémio Nobel da Paz, alegoria mundial da compaixão…

Os mesmos de sempre, compreensivos deste acto de pedofilia, desde 1959 e do seu exílio na Índia que sobrepõem a esta imagem a de uma região martirizada por uma potência colonial estrangeira, a China, que desde então reprimiria a natureza de um poder temporal, o do Dalai "Lama", imóvel durante 4 séculos?

Onde se espera encontrar um país esvaziado de cultura, descobre-se sinalização, letreiros de lojas, jornais, rádios e televisões todos em tibetano, além de uma universidade gratuita, painéis foto voltaicos que demonstram um respeito muito rigoroso pelo meio ambiente, mas também uma cervejaria ultramoderna cujos garçons trabalham 7 horas por dia e 5,5 dias por semana por um salário decente.

Esta descoberta, ao contrário de qualquer informação veiculada sobre o assunto, devia incitar a pegar no TGV e ir até Lhassa investigar, em particular sobre a figura do Dalai "Lama e sobre as suas duas faces. Aquele que ostenta um sorriso permanente é sinal de tolerância, pacifismo e paciência inesgotável diante da perseguição. O outro, que franze a testa, é o rosto de um monarca caído que tem apenas um objectivo: retornar a Lhasa para restaurar o seu poder teocrático ali. O reino do 14º Dalai Lama: um sistema feudal. Antes de 1959, a servidão e a escravidão eram praticadas em benefício de uma elite da qual os monges fazem parte.

A educação era-lhes reservada e o analfabetismo afectava 95% da população. A justiça era prerrogativa dos senhores e estava a serviço dos conselheiros do Dalai Lama e dos aristocratas, a indisciplina muitas vezes era punida com tortura, que muitas vezes os obrigavam a contrair dívidas com os mesmos senhores, monges e proprietários de terras. Isso sim!

Poucos meses após a fuga do líder espiritual e temporal, o comité preparatório da região autónoma do Tibete), órgão de trabalho criado pelo governo chinês, cancelou as dívidas da população. A educação agora é gratuita, com conteúdo ampliado e moderno, a todos os tibetanos. A taxa de analfabetismo caiu abaixo de 3%. O tibetano é a primeira língua, a língua obrigatória nas escolas, excepto no ensino superior. O Tibete é a única região da China que desfruta de educação primária gratuita com acomodação e alimentação gratuitas para os alunos. Desde o fim do poder do 14º Dalai Lama, a expectativa de vida dobrou de 35 para 70 anos.

Avalokitesvara, seguindo o Buda, queria libertar o homem trazendo-lhe Compaixão, canalhas e sapos fizeram dele o deus de um reino coberto de ouro e sangue. Em Paris, para o ouvir era preciso pagar 135 euros !

A sacralização é sempre a fiel companheira da degradação.

rsc disse...

Caro Sr Embaixador,
A pedofilia tem critérios clínicos definidos. Talvez fosse bom o Sr Embaixador informar-se melhor antes de fazer acusações baseadas num acto obviamente censurável socialmente, mas que está longe de poder comprovar um quadro patológico criminalizável.
Melhores cumprimentos

rsc disse...

Em tempo: nenhum pedófilo pratica actos de pedófilia de forma escancarada

Paulo Guerra disse...

Uau! Mais uma vez siderado com a rapidez com que a fúria do martelo da nossa justiça e dos nossos anátemas culturais se abatem sobre uma cultura e algo do outro lado do mundo! Quando até no norte da Europa, que não é do outro lado do mundo, até há relativamente pouco tempo a nudez nos lugares adequados tinha zero conotação sexual. Algo impossível para nós. Hoje, sinceramente já não digo nada. Mas sei que já vi fawtas mais dóceis! Sobre algo que pode ser perfeitamente normal e desprovido de qualquer carácter que lhe atribuamos aqui, como o sexual, entre monges budistas do Tibete do outro lado do mundo. Ou não, sinceramente não sei e não é o meu ponto!

Mas como nós mudamos e não estou a referir só a estafada culpa judaico cristã mas a intolerancia política na nossa parte do mundo que leva num ápice a movimentos de cancel culture que substituíram por completo o direito à diferença pelo qual também lutámos tanto. Hoje parece que queremos homogeneizar o mundo inteiro mas com as nossas regras num sinal de claro respeito por todos os povos do mundo! Sinceramente não estou a ver a inteligência do Sr. Embaixador, sempre tão ponderado, ter esta reação tão instintiva e tão rápida há 30 anos! Porque é que a língua tem que ter alguma conotação sexual depois de uma enorme massa de terra com várias cordilheiras de montanhas e vários mares pelo meio? Quando até aceitamos a bigamia e outras práticas culturais sexuadas diferentes muito mais perto!

Eu vi a foto há dias no feed do meu twett e não me causou qualquer tipo de sentimento. Até porque nunca relaciono a estupidez com a pedofilia de uma foto num espaço público! Onde até se ouvem gragalhadas entre a multidão. Conhecendo inclusive o famoso carácter brincalhão do Dalai Lama, que não podemos negar que é hoje uma figura totalmente cosmopolita. Tanto que aqui há uns anos também foi cruxificado por ter dito que se o próximo Dalai Lama fosse uma mulher esperava que fosse bonita. Mais uma vez sem qualquer carga sexual ou sentido descriminatório mas porque em jeito de brincadeira prestariam mais atenção ao Budismo. Uma parte que já ninguém quis ouvir como neste vídeo uns frames à frente quando encosta a sua testa à do jovem em meditação. A divindade que jovem procurava. E eu não sou religioso.

Quando Boaventura Sousa Santos também está a ser acusado de má conduta sexual e também não sei se é verdade ou mentira mas num registo muito mais provável, na intimidade da sua casa! O que eu sei é que todos os homens são capazes das “coisas” mais estupidas e todos os homens também podem ser vitimas das maiores campanhas difamatórias. Foi para isto que criámos o Estado de Direito! E também gostava de dizer que antes dos Tribunais, como ser humano, estou sempre preparado para perdoar a maior parte dos nossos erros! Ainda ontem falei aqui do Cliton que para mim bastava ter adimitido a verdade. Mas até nas grandes fraudes financeiras nunca páro de me surpreender como se pensa tanto na prisão e tão pouco em recuperar o capital!

Paulo Guerra disse...

cont.

Voltando ao Dalai Lama e ao Tibete é bom que tenhamos todos a noção do enclave político que sempre foi! O Tibete dos 7 anos do Brad Pitt nunca existiu. No Tibete as Divindades budistas tinham escravos, com registos de abusos sexuais de crianças. Como na Igreja Católica. E basta pensar que hoje os EUA estão outra vez em guerra aberta com a China! Numa fase hibrida como tb lhe chamam! De maneira que quando via a foto no meu twitter já chineses e russos estavam completamente inflamados com o agente da CIA. O Dalai Lama, se me faço entender! E eu continuo a pensar que pode ser tudo a coisa mais inocente do mundo! Já vi aliás uma foto do Dalai Lama com o seu grande amigo Desmond Tutu muito idêntica. Talvez 1’’ antes de colocar a língua de fora! Desmond Tutu que sempre garantiu que não havia palavras suficientes no mundo para falar do coração do “agente da CIA”. E alguém também twittou um ganda xoxo do Brejnev a Honecker que jurava que não tinha língua. E o meu único tweet para a discussão foi perguntar dentro de que boca é que ele estava. 😇 Que mundo! E como as redes sociais mudaram o nosso mundo e as nossas vidas. E amanhã já aparece outro fim do mundo. Talvez Biden a fazer uma festa a uma criança.

https://pbs.twimg.com/media/FtY-GuGXsAE1pxf?format=jpg&name=large

https://pbs.twimg.com/media/Fta-oLRWwAE6Xv3?format=png&name=small

Paulo Guerra disse...

Caro Joaquim,

Todos sabemos o que configuraram todas as Monarquias e todas as religões num determinado período histórico. E até todos sabemos porque os EUA promovem tanto a figura do Dalai Lama. Mas este homem não tem que carregar esse passado de tirania todo às costas! Julgo que é outra religião que faz isso. E na minha opinião, que já disse não praticar qualquer religião, é que a grande razão de ser do Budismo hoje são os seus milhões de seguidores. Mais ao menos os mesmos dos Cristão Ortodoxos. Que também me merecem todo o respeito!

manuel campos disse...


Caramelo

Essa de "O que faria a um homem que dissesse isso a um filho ou um neto?" é conversa de chacha pura, frases demagógicas para entreter o pagode agradecia que percebesse que não se me colam (se é que alguma vez leu o que eu vou escrevendo por aqui).
Não compreendo de todo esse tipo de comparação que não vem a propósito de nada, já vai em não sei quantas vezes que isso me acontece por aqui, ainda há dias tinha que me pôr na pele dos pais ucranianos aí na opinião de quem não se põe ele próprio, a viver dos rendimentos, na pele de nenhum ucraniano.
Sei lá o que faria ou deixaria de fazer, o que saísse na altura, não?
E você, o que é que faria, no caso de ter filhos e/ou netos e não seja outro a falar de cor?

Pelos vistos sabe que os pedófilos costumam fazer estas coisas à frente de toda a gente, mesmo não tendo a "impunidade" (pus aspas mas se calhar foram poucas) que o estatuto de Dalai Lama ou outro equivalente lhes dão, se assim fôr eu nunca dei por isso, mas também é verdade que não lhes conheço os hábitos.

É difícil dialogar com gente que sei que não tem ou aparenta não ter filhos (e portanto, netos), porque os que os têm sabem lidar com estes problemas desde sempre pois passaram a vida com mil cuidados, estes riscos sempre existiram e até de uma forma muito mais complexa, as sociedades deixaram agora de "fechar" os olhos.
E como tenho filhos dos 52 anos para baixo e netos variados dos 18 aos 22 anos, há 52 anos que andamos por aqui nisso, com um intervalo ali pelo meio, lições avulsas de quem não sabe do que fala não preciso.
E teorias os outros deviam cuidar dos filhos é o que não falta por aí.

Eu próprio, agora com 76 anos, fui raptado há 70 anos na Rua da Prata, estava à porta de uma loja onde minha Mãe estava a fazer compras, um sujeito passou por mim, pegou-me ao colo e desatou a correr, valeu-me que nesse tempo os passantes ainda se punham a correr atrás dos bandidos em vez de os filmarem com o telemóvel para entregarem ao pasquim de serviço.
Ainda fiquei todo partido, com 6 anos é chato atirarem-nos para o chão na corrida.

A "Flor" tem alguma razão no que diz.
Vivi no Japão uns tempos há quase 50 anos, numa cidade relativamente pequena e, nessa altura, bastante atrasada para os padrões das grandes cidades (também vivi em Tóquio) e havia por lá hábitos estranhos enraizados que me tem constado ainda subsistirem pontualmente aqui ou ali.

O homem está chéché. mas está chéché há muito tempo, tanta gente a louvá-lo há anos e, se só deram por isso agora, têm andado muito distraídos ou tem-lhes sido muito conveniente usá-lo como garante de ideias porreirinhas que convinha passar aos povos.
Interditem-no, já que o não podem despedir.

Sérgio Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Guerra disse...

Eu vou apoiar aqui o caro Campos. Isto está a chegar a um ponto completamente impossível. Todos nós vivemos controlados não por um grande Big Brother como no 1984 do Orwell mas pelas turbas anónimas das redes sociais que ninguém conhece. E sem jornalismo, muito pior. Foi o que foi uma grande parte da evolução das sociedades ocidentais, para não lhe chamar civilização, nos ulimos 30 anos! Em Inglaterra cada vez que há um caso de pedofilia e se há casos de pedofilia em Inglaterra e até prefiro fazer de conta que não vou escrever que deve ser algum gene da aristocracia britânica que saltou para os súbditos como o Covid na China segundo o Exmo.Trump, ai do adulto que falar com uma criança ou um(a) adolescente na via pública! E nenhum caso de pedofilia faz de nós todos pedófilos pois não? Mas paranóicos faz porque ainda não aprendemos a lidar com a restauração dos pelourinhos, agora em versão digital, sempre online e as suas turbas de exultantes apoiantes!

Um mundo em que não há forma de percebermos que somos o único bem do mercado que está a ser constantemente transacionado, onde também nos chamam utilizadores e que só por essa razão não vive de “banalidades” como nós nem nunca vai adquirir o ritmo de vida da humanidade pós escravidão, depois de tbnos termos iludido que nos tínhamos livrado de ser transacionados em vários tipo de praças mas de hypes onde é muito fácil ser arrastado para o buraco negro do vórtice de qualquer hype, que em questão de horas está a ser debatida no mundo inteiro. Por norma de grande interesse como é mais uma vez o caso. Só de pensar que ainda há pouco tempo não conseguíamos acompanhar as deslocações do Dalai Lama! Sobretudo quando morde o cão e mostra a língua, o que faz dele uma hype quase perfeita!

A maior parte das vezes sem qualquer adesão à realidade como está bom de ver. Que também é o que faz os motores de busca estarem constantemente a alimentar-nos com hypes novas para prenderem a nossa atenção. E depois tb temos que contar com a qualidade dos opinion makers do lado de cá com assuntos quase sempre do lado de lá que ocupam cada vez mais espaço nos media em geral e na Imprensa em particular, desde que começaram a despedir os verdadeiros jornalistas. Porque na internet qualquer um que comente um par de botas tem no mínimo vários doutoramentos em jornalismo.

Como os cientistas que comentam mais assuntos médicos. Que também foi o que provocou logo tanto histerismo sobre a pedofilia do Dalai Lama! É só espertos encartados! Virtuais e reais, que também têm que estar sempre a produzir conteúdos para sobreviver. Sobre matérias que dominam e nem por isso. E aqui queria deixar bem claro que não estou a referir-me a este simpático blogue e ao Sr. Embaixador, como é óbvio. Que ainda nos vai entretendo na maioria das vezes com assuntos mais triviais do nosso Portugal que nunca teriam qualquer hipótese de serem promovidos a hype do mundo virtual. Julgo que excepto as touradas e mais meia dúzia de temas que elencou noutro dia e ainda assim não passam da divisão tuga do twiter. Pelo que percebi.

Joaquim de Freitas disse...

Paulo Guerra escreve:” é que a grande razão de ser do Budismo hoje são os seus milhões de seguidores”

Caro Paulo

Creio que “os milhões de seguidores” não são tantos como se pensa. Embora ele comece sempre os seus discursos (assim fez em Paris), autodenominando-se como o líder dos tibetanos; na verdade, o Dalai Lama representa apenas uma das 4 escolas budistas do Tibete, menos de 2% dos budistas (e 100% dos aspirantes à CIA na China).

“Mas este homem não tem que carregar esse passado de tirania todo às costas!” escreve.

Mas é que ele o reivindica e persiste, quando, em Dharamsala (Índia), fez um discurso no qual afirmou que a língua, os costumes e as tradições do Tibete estavam gradualmente desaparecendo. Castiga a organização das regiões autónomas (“Estes lugares são autónomos apenas no nome”) e reinveste-se no papel de porta-voz dos tibetanos: “…tenho a responsabilidade histórica e moral de continuar a m'expressar livremente em nome deles”


Vale a pena ler alguns trechos da "Carta" do Dalai Lama, que tem valor de Constituição. Artigo 3. Natureza da política tibetana. “O futuro político tibetano deve defender o princípio da não-violência e se esforçar para ser um estado de bem-estar social livre com a sua política guiada pelo Dharma.”

O Dharma, ou seja, o que os muçulmanos chamam de Sharia, uma disposição que nos faz gritar. A Carta termina com uma "Resolução Especial", aprovada em 1991, da qual se extrai o seguinte: "Sua Santidade o Dalai Lama, líder supremo do povo tibetano, ofereceu os ideais da democracia ao povo tibetano, mesmo que ele não sentia a necessidade desses ideais. Todos os tibetanos, no Tibete e no exílio, são e permanecem profundamente gratos a Sua Santidade o Dalai Lama, e reiteram o compromisso de estabelecer a nossa fé e lealdade à liderança de Sua Santidade o Dalai Lama e orar com fervor para que ele permaneça com nós para sempre como nossa cabeça suprema espiritual e temporal.»

O budismo tibetano no molho dos Dalai Lamas é uma religião de submissão por meio da qual a felicidade virá na próxima vida. (Conhecemos esta promessa judeo-cristã!) É, portanto, inútil reivindicar uma condição humana, imbuída das noções de dignidade, liberdade, igualdade. A oração, as oferendas, a obediência e as escadinhas brancas pintadas nas rochas prometem aos servos de ontem e de amanhã um novo nascimento em um leito de pétalas de rosas.


Continua..

Joaquim de Freitas disse...

Cont. Paulo Guerra



Antes de 1959, o Tibete era um país de servidão feudal teocrática. Eram 2.676 mosteiros que abrigavam 114.925 monges (um quarto da população! É verdade que caiu). Os três principais grupos de senhores (funcionários, nobres, monges de alto escalão) representavam 5% da população e possuíam todas as terras aráveis, prados, florestas, rios e a maioria dos animais domésticos. Ao lado dos servos (90% da população), 5% dos tibetanos eram escravos de pai para filho, considerados como "ferramentas que sabiam falar".

O 14º Dalai Lama e sua comitiva possuíam 27 propriedades, 30 prados e mais de 6.000 servos que lhes forneciam 462.000 kg de cevada, 35.000 kg de manteiga, 2 milhões de taéis de prata (unidade de medida de 40 gr), 300 cabeças de bois e ovelhas. Em 1959, o Dalai Lama possuía 160.000 taéis de ouro, 95 milhões de taéis de prata, 20.000 peças de joalharia e jade, 10.000 vestimentas de cetim e peles e mais de 100 capas incrustadas de pérolas e pedras preciosas.

Sabe, Caro Paulo, é significativo que a ajuda prestada por mais de meio século ao Dalai Lama pelos EUA e pela CIA seja modestamente referida como "ajuda externa" sem maior precisão.

Mas quem esquece que mais de 40% dos recursos da China são encontrados no Tibete: arsénico, zinco, bauxita, carvão, ferro, urânio, ouro, jade, safira, quartzo, cromo, cobre, bórax, urânio, lítio, chumbo, cobalto, petróleo, gás e a maioria das suas fontes de água.

Um quarto dos seres humanos vive em uma China que se beneficia de apenas 7% das reservas de água do planeta.

Não sei, mas creio mesmo que a RPC integrou desde há muito o risco de ser despojada dessa riqueza vital e sobre a perspectiva de bases militares dos EUA serem instaladas no seu telhado se o Tibete se tornar independente. Um Taiwan bis! E porque não? Quem pensava que a Rússia teria uma “cintura de segurança” de mísseis US e bombas nucleares apontadas sobre Moscovo, a partir da Ucrânia?

Unknown disse...

Espero que depois deste episódio nojento se aprecie também o outro, repugnante, e ainda por cima nacional, relacionado com o assédio sexual. É que é preciso certificarmo-nos de que a extrema-esquerda - que não é racista, xenófoba nem homofóbica- assegura ainda outra virtude: a de não que permite nem aprova o assédio sexual nem moral, nos locais de trabalho e nas universidades.

caramelo disse...

Manuel Campos, mas que grande história... se bem que não tivesse percebido a sua utilidade. Perguntava eu o que faria de visse um homem a pedir a um seu filho ou neto para lhe chupar a língua. Eu, no mínimo, chamava a polícia... Qual a sua reação? Para si é igual a fazer-lhe festas na cabeça ou a dizer "ó que menino tão bonito"? Sério mesmo, ou está a brincar comigo?

Paulo Guerra disse...

Viva Joaquim,

Obrigado. Definitivamente o caro sabe muito mais da poda que eu. E também não duvido como os EUA sempre usaram o Tibete. Como hoje tudo à volta da China. Territórios mais ou menos autónomos e estados soberanos com a economia inevitavelmente integrada na economia chinesa. Como foi a tentativa violenta da revolução colorida em Honk Kong e agora em Taiwan mas também na Tailandia, Myanmar, etc. O portfolio da NED/CIA nunca mais acaba. E muitos no Ocidente, como no caso da Ucrania, acreditam que é mesmo por boas razões. Ou não, quando também festejam o escalar de tensões com a Finlandia não é paz que querem para a Europa. Como os EUA com os direitos dos seus próprios indigenas. É só hipocrisia e padrões duplos. Enfim.

E sobre a religião em si ainda sei menos. Aliás, penso hoje o mesmo que pensei julgo ainda em criança quando me explicaram que os budistas podiam reencarnar em qualquer coisa. E o numero é o que é sempre apresentado na nossa parte do mundo e pode muito bem ser fake, admito. Mas também continuo a pensar o mesmo sobre o episódio que aqui comentamos. Dificilmente um homem com 90 anos tem um ataque de líbido numa demonstração pública. Sem qualquer investigação jornalistica, só com os olhos da nossa cultura sobre outra. Como também fazemos muitas vezes com o passado sem as devidas ferramentas. Obrigado pela aula.

Nuno Figueiredo disse...

Deplorável. O seu post.

Joaquim de Freitas disse...


Ora Viva Paulo !


Uma aula para o Paulo, certamente que não. Não tenho a qualidade para dar aulas, sobretudo a "alunos" como o Paulo. Mas é verdade que tendo começado a minha vida profissional nos anos 60, na China precisamente, (estava presente em 1964, em Pequim, graças a De Gaulle quando reconheceu Mao como chefe da China), e depois no mundo inteiro durante 35 anos, aprendi um certo numero de coisas, entre as quais : que os povos democráticos amam os grandes homens, especialmente quando já estão mortos.

Depois de concluída a provação que fez a sua glória, eles são mandados de volta para os seus chinelos, os seus jogos de cartes, ou as suas pinturas…

Os parlamentares franceses recusaram-se em 1920 a elevar Clemenceau à presidência da República; “" A guerra! É um assunto muito sério para ser confiado aos militares”, dizia ele. Ele será “ Le Père la Victoire” em 1918.

De Gaulle, que incarnou a Resistência ao nazismo, por falta de apoio suficiente, teve que deixar o governo que liderava em Janeiro de 1946.

Churchill , o Lião da Vitoria, é o grande perdedor das eleições britânicas de 1945.

Esta ingratidão justifica à sua maneira que quando o objecto não eram mais os picos, mas o solo, não mais os picos do Estado, mas a vida dos homens comuns: mais do que o acontecimento, a longa duração; a estrutura, mais do que a conjuntura, os horizontes mudam.

Há excepções: Acompanhei a China durante algumas dezenas de anos. Vi a tabuleta em madeira espetada na relva da Concessão Francesa de Xangai, na qual se lia : “ Proibido aos chineses e aos cães”. E vi chegar Deng a Pequim. E a China acordou. Mas Mao nunca foi esquecido. E continua presente na vida da China.

Confesso que a Historia da China me impressionou.

manuel campos disse...


Caramelo

Vejo que apreciou o que eu escrevi ainda que não me espante que não tenha percebido a ponta de um chifre do que lá está.

Está bem estudado e existe basta literatura sobre os comentadores que nunca têm nada de pessoal a dizer mas são exímios a pôr nos outros o que os outros não disseram (“Para si é igual a fazer-lhe festas na cabeça ou a dizer "ó que menino tão bonito"?”) e o que os outros não pensaram (“Sério mesmo, ou está a brincar comigo?”).

Portanto V. não tem nada a acrescentar a não ser tentar chatear (“Qual a sua reação?”) com uma pergunta que ele próprio inventou e sobre a qual não existe notícia alguma de que tenha acontecido ou esteja a acontecer aí por todos os cantos do mundo e a toda a hora na frente de pais e avós.
Pelos vistos fazer esse tipo de perguntas parvas a pessoas com filhos "around '50" e netos "around '20" e que, como é óbvio, já passaram por muita coisa na vida, surge em algumas cabeças o que não deixa de ser preocupante do ponto de vista psicológico, mas é o mundo que temos.

No caso em apreço, ninguém chamou a polícia (que era a sua opção, o outro ía lá ficar à espera dela consigo) nem foi às fuças ao senhor (que seria a minha opção, mas eu nunca estive a caír da tripeça), passou-se num evento realizado a 28 de Fevereiro (há mês e meio, portanto) tendo como participantes mais de 100 pessoas entre estudantes e membros da M3M Foundation, braço filantrópico da imobiliária indiana M3M Group, com sede em Dharamshala e filmado pela própria organização.

Que o Caramelo não tem filhos nem netos (ou se tem já se esqueceu) é fácil de perceber, ninguém que os tenha brinca com estes assuntos só para chatear o vizinho porque, como é evidente, as pessoas que os têm pensam logo que os seus filhos e netos nunca estão protegidos face a situações inesperadas e ficam preocupadas (ando nessa vida há 52 anos, como ontem disse, já esqueci o que outros nunca conseguiram saber).

Portanto e seguindo uma sugestão aqui recolhida há dias num outro caso, sugiro-lhe que vá dar uma volta ao maior bilhar que encontre que eu cá o espero.

PS- Num blogue em que escrevi há uns anos aconteceu-me apanhar pela frente uma situação semelhante e, puxa daqui, puxa dacolá, cheguei à fala pessoal com a
pessoa em causa (como foi não conto), porque era uma pessoa interessante mas que resolveu embirrar comigo, no que tinha todo o direito, eu também embirrava com ele.
E foi o princípio de uma bela amizade, já lá vão mais de 10 anos e ainda nos correspondemos por mail (é do Porto, se fôsse de Lisboa almoçávamos todos os meses).
Um dia destes ainda venho aqui anunciar que convidei o Caramelo para almoçar e ele aceitou.

manuel campos disse...


Uma das coisas que me faz sentir bem aqui é ver pessoas muito conhecedoras e inteligentes a dialogarem e a encontrarem pontos em comum, respeitando a pessoa do outro e a opinião do outro, mesmo (e especialmente) em assuntos de que algumas vezes discordam na essência à partida (e já menos à chegada, claro).
Estou-me a referir óbviamnte ao Sr. Joaquim de Freitas (que aqui leio "desde sempre") e ao Sr. Paulo Guerra (que aqui leio com o interesse dos que nunca se cansam de "ouvir o outro" mesmo que nem sempre comunguem das mesmas ideias).

Lembro-me que quando aqui cheguei tive um desabafo sobre alguma falta de diálogo que por aqui notava, pois para já estou bem mais feliz.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Agora o Sr. Embaixador é de extrema esquerda? Ou o Unknown enganou-se no blogue?

PS: Pensava eu que desde o fim das FP que não havia extrema esquerda que contasse em Portugal, mas afinal...

Paulo Guerra disse...

A todos. Com dois neurónios. Sobretudo nos EUA apesar da hipocrisia habitual de reconhecerem só uma China! Era quase como Spínola exilar-se numa Madeira independente. O que a China conseguiu em termos de recuperação e crescimento económico é algo completamente inédito na História moderna. Como não impressionar. Um país que ainda há pouco tempo não era uma colonia mas uma colecção de colonias! Não é por acaso que a própria China lhe chama o século das humilhações como o Joaquim também refere! Que os EUA desperados ainda estão a tentar retardar com mais um conflito em Taiwan. Que a China nunca teve qualquer intenção de tomar à força como diz a propaganda nas grandes plataformas mediáticas que subvertem o mundo inteiro. Noutro dia até se soube que a Pelosi estava em Tianamen. Deve ter adivinhado o que se ia lá passar como em Hong Kong. Porque a China não são os EUA e porque não precisa. Ainda há pouco tempo a população de Taiwan deixou claro que não quer passar pelo que está a passar a Ucrania! Além das sondagens onde menos de 5% falam em independencia. E com o prazo do último Govt por procuração a terminar… Ainda a semana passada quando a fantoche dos EUA voou para Washington, o líder da oposição vencedor das últimas legislativas, voou para Pequim!

E é normal que assim seja mais uma vez entre economias completamente integradas. Até a história da indústria dos chips, completamente integrada na cadeia global, é outra fantochada. Taiwan não fabrica um chip sem matérias-primas da China e de outros países. O mundo precisa de paz, prosperidade e muito mais distribuição de riqueza. E não de senhores e vassalos! E também era sobre o papel da UE no mundo que eu gostava de ouvir pessoas inteligentes a falar hoje! Estou convencido que há mais Democracia hoje no principal órgão executivo da China que na CE em Bruxelas. Onde nunca vi cair ninguém por corrupção como na China. A Ursula já devia ter sido julgada há muito tempo por alta traição! E por corrupção nas vacinas. E o mesmo com Barroso antes. Com os EUA a destruírem por completo a economia europeia porque já é o último bloco economico que podem tomar como refém. Mas ainda vamos perder mais um bocado de tempo a discutir as novas escutas. Que novidade. Pelo menos não se fala da desdolarização.

Ainda esta semana:

“O papel global dominante dos EUA não pode mais ser garantido, pois o país está testemunhando um momento de mudança que ocorre algumas vezes por século”, afirmou o diretor da CIA, William Burns no Baker Institute no início desta semana.

Um abraço.


Paulo Guerra disse...

Obrigado e cumprimentos também para si Caro Manuel Campos.

manuel campos disse...


Paulo Guerra

É exactamente isso, não se fala na "desdolarização".
E se essa "desdolarização" promete!

Agradeço as suas palavras, meu caro.

Joaquim de Freitas disse...


Sr.Manuel Campos:

A "desdolarização" começou em Pequim, durante a visita de Lula. No fim de Março, Brasil e China fecharam acordo para deixar de usar a moeda norte-americana nas operações comerciais entre os dois países.

Não terão que falar em sanções em cinco anos, porque haverá tantos países transaccionando em moedas diferentes do dólar que não terão capacidade de sancioná-los.
Pesadelo para os USA! Claro.
O dólar é a superpotência americana. Dá a Washington um poder económico e político inigualável.


manuel campos disse...


Caro Sr. Joaquim de Freitas

Creio que a "desdolarização" começou logo que a ideia começou a germinar há uns tempos, muito "puxada" pela China (claro), agora começaram a acontecer os factos que vão levar à sua inevitável progressão.
Tem razão no que diz pois sempre foi um grande trunfo da hegemonia de que fala, a moeda "paralela" a todas as outras que todo o mundo aceitava e cobiçava, tantas vezes e em tanto sítio a efectiva moeda de referencia local.
Quando o vento começa a mudar e as "velhas senhoras" acham que é só uma brisazinha (ou pelo menos nos querem convencer disso) já sabemos quem, em última análise, as vai pagar todas.

Lula parece saber o que está a fazer, por mais que pese a quem gostaria que ele fizesse outras coisas, até já tem Dilma no sítio certo para o novo mundo que aí está.
Há combóios que é bom sermos os primeiros a apanhar, vamos mais bem instalados.

Vou ler isto outra vez...