domingo, abril 02, 2023

Reis

A coroação do novo rei inglês, com todo o fausto protocolar que implicará, pode vir a ser percecionada como estando em flagrante contraciclo com o tempo político turbulento que a Europa e o próprio Reino Unido atravessam, nos dias de hoje, pelo que talvez se recomendasse alguma contenção festiva. Se o funeral de Isabel II foi um tempo de óbvia e excecional união para o reino, este evento pode não sê-lo, em especial se a mobilização popular não vier a ser significativa. A acontecer, isso teria um efeito detrimental na imagem e autoridade do rei e, por essa via, no futuro da monarquia, já tão fustigada por reais "fait divers".

7 comentários:

aguerreiro disse...

O fausto do Folclore real, bem doseado atrai sempre o povo verdadeiro que está farto de misérias-
O que o povo gosta é de dourados, sedas, cavalos cães e carroças, nada que possa sugerir socialismos pindéricos e igualitários.

Anónimo disse...

É impressionante como, quando se tem alguma cisma ou pressentimento na cabeça, arribamos a este blog e chegamos à conclusão que a nossa dúvida afinal tem razão de ser. Somos mais a pensar igual.
Isto é o que chamamos de rede social imprescindível!

João Cabral disse...

Todos os anos se anuncia a morte da monarquia, mas depois é ver o povo britânico em massa nas ruas a saudar a realeza.
"Detrimental" não existe em português, senhor embaixador, apenas em inglês. Queria dizer "prejudicial", "danoso", "daninho", "negativo", "adverso", etc.

manuel campos disse...


Tratando-se daquele povo em concreto não estou tão certo disso.
Uma volta rápida aí pelas "UK monarchy polls" dá-nos conta de um grande apoio, na ordem dos 70%, ainda que 35% dos mais novos não pensem assim, como seria de esperar, mas as diferenças no apoio entre faixas etárias não é nada demais.

Os locais (agora não se pode falar em "nativos") podem viver muito mal mas continuam a adorar aquelas cerimónias faustosas.
Que aquilo tudo tenha os dias contados é óbvio, os apoiantes incondicionais também têm os dias contados porque já não são novos.

Nuno Figueiredo disse...

estou em crer que não.

Anónimo disse...

Senhor embaixador
Também eu "pico" no detrimento. De facto, não encontrei em cinco dicionários (nem no da Academia que integrou muitos estrangeirismos)... Encontro detrimentoso.
Mas se começar a ser muito usado, acabará por ser integrado numa nova edição de qualquer deles...
MB

Francisco Seixas da Costa disse...

João Cabral e MB. Eu gosto dos neologismos e não me parece que o "detrimento" disturbe a língua portuguesa.

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...