terça-feira, julho 11, 2023

EUA bem

O objetivo da NATO é procurar criar, no limite através de medidas de defesa comum, segurança aos Estados que já são membros da organização. A extensão dessas medidas a Estados terceiros tem de fazer-se sem aumento de riscos de segurança para a organização. Os EUA decidiram bem.

3 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

A guerra vai acabar mais cedo que o que se diz! Há sinais de descontentamento público na Polonia e na Alemanha com a guerra na Ucrânia e na UE. Agricultores polacos forçaram o seu governo a interromper as importações de grãos ucranianos – que deveriam transitar pela Polonia – que inundaram o mercado (Politico, 2 de Maio de 2023).

As pesquisas de opinião polacas também mostram dúvidas crescentes sobre uma vitória militar ucraniana e um aumento de dez pontos desde 2022 (de 33% para 45%) entre aqueles que acham que a adesão à UE limita muito a soberania. Abril de 2023).

Na Alemanha, o cepticismo sobre a guerra foi expresso de várias maneiras, incluindo os 800.000 signatários da petição lançada pelos parlamentares do Die Linke Sahra Wagenknecht e Selim Dagdelen e as vaias de Scholz durante uma reunião pública do SPD.

O apoio à extrema-direita AfD está crescendo e agora está em 19% nas pesquisas. Embora a AfD seja reaccionária nos moldes de Farage, é eurocéptica e igualmente céptica quanto a armar a Ucrânia.

Muitos eleitores da AfD, especialmente no leste da Alemanha, mantêm “uma empatia cultural residual com a Rússia” .

A mudança de humor estende-se muito além do AfD – 55% dos alemães agora são a favor de negociações para acabar com a guerra, enquanto 56% dizem ser eurocépticos (Indian Punchline, 13 de Junho de 2023).

Como os salários reais na Alemanha caíram nos últimos dois anos (iamexpat.de, 17 de Fevereiro de 2023), o apoio à guerra na Ucrânia e à austeridade da UE está diminuindo.

Anónimo disse...

Sim, a cobardia sempre provou ser boa decisão. Agem como quem não teve nada a ver com o estado a que isto chegou e ainda são aplaudidos. Enfim...

MRocha

manuel campos disse...


Dado que na vida nunca se escolhe o melhor mas sim o menos mau, qual seria então a solução para esta situaçãp concreta segundo o MRocha?

Dê-lhe o arroz!

"O Arroz Português - um Mundo Gastronómico" é o mais recente livro de Fortunato da Câmara, estudioso da gastronomia e magnífico cr...