quarta-feira, maio 10, 2023

La Lys



O jornalista Carlos Pereira, diretor do LusoJornal, o mais relevante órgão da comunicação social portuguesa em França, realizou um interessante documentário em torno de uma realidade pouco conhecida e historicamente explorada: o facto de, após terem participado no Corpo Expedicionário Português, em 1917/1918, nomeadamente na batalha de La Lys, um número significativo de soldados, difícil de precisar com rigor, ter permanecido em França, onde se fixou e deixou descendência.

O filme intitula-se "Les Héritiers de la Bataille de La Lys” e, entre outros aspetos, inclui depoimentos de historiadores e de familiares franceses desses militares. Foi apresentado na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, no passado dia 9.

Tive o gosto de ser convidado, com o general João Vieira Borges, a fazer a apresentação deste trabalho, abordando alguns dos seus aspetos. 

No passado, enquanto embaixador de Portugal, representei o Estado português nas cerimónias anuais no cemitério militar português de Richebourg, no norte de França, onde estão as sepulturas da grande maioria dos nossos soldados mortos naquela guerra. Fiz igualmente intervenções junto ao monumento existente na localidade de La Couture, em homenagem àqueles militares. 

Este é um tema que me apaixona, desde a infância, quando a minha escola primária era chamada, a cada dia 9 de Abril, a estar presente nas comemorações da batalha de La Lys, junto ao monumento a Carvalho Araújo, em Vila Real. Por lá vi, em vários anos, o celebrado Soldado Milhões, herói dessa batalha. No final dos anos 60, numa deslocação a França, fui expressamente a Richebourg para visitar o nosso cemitério militar.

Pude agora constatar que a evocação da presença militar portuguesa na Grande Guerra, na luta para a libertação da França, tem vindo a ser feita, nos últimos anos, por setores associativos da nossa comunidade naquele país. Este oportuno filme pode contribuir para fazer despertar, ainda mais, o interesse por um tema que historicamente une os dois países.

3 comentários:

Flor disse...

Tomo a liberdade de deixar aqui o link da apresentação do dito filme/documentário e dos diferentes discursos entre eles o do Sr. Embaixador, para quem estiver interessado.

https://www.youtube.com/live/LrxPXSsApS0?feature=share

manuel campos disse...


Flor

Obrigado pelo cuidado e pela atenção.

Flor disse...

Manuel Campos, é sempre um gosto :)

Vou ler isto outra vez...