sábado, maio 06, 2023

Um rapaz da minha idade


"É mais novo do que tu dez meses", dizia-me muitas vezes a minha mãe, quando notava que eu e o filho da rainha Isabel de Inglaterra tínhamos nascido no mesmo ano. Ao longo da vida, fui sempre olhando para o príncipe como um "rapaz" do meu tempo.

Com total franqueza, a figura do príncipe Carlos nunca me despertou grande simpatia. Achava-o "stiff", de sorriso plástico, hiper-snobe, com umas tiradas públicas algo pretensiosas e pouco inspiradas, mesmo quando se aventurou por algumas áreas temáticas, em que parecia querer ser original. Ao saber-se que falava com as árvores, deu, a muitos, a ideia de ser um tonto, como às vezes acontece com os rebentos reais. Mas não era assim. Revelou-se uma pessoa com alguma cultura e com louváveis preocupações sociais. Para mim, sempre pensei: que vida chata deve ser a deste tipo, cheio de obrigações e tão condicionado na parte lúdica da sua existência.

Um dia, Carlos apareceu casado com Diana. Desde o início, nunca me pareceram rimar bem um com o outro, mas achei que a pressão das conveniências acabaria por forçar um "modus vivendi". Depois, com imensa surpresa pública, surgiu o "affaire" com Camilla. Afinal o tipo é menos cinzento do que se julgava, lembro-me de ter pensado para mim mesmo. O resto é conhecido.

E lá chegou a rei. Fez bem a transição e mostrou ter "know how" para o desempenho formal da função. Teve, até ver, o bom senso de se resguardar de espalhar comentários que possam afetar a neutralidade de juízos que se espera de um rei britânico. Teve tempo para maturar o "script" que lhe está destinado e parece debitá-lo com profissionalismo - e, nisso, sendo o "benchmark" da mãe inatingível, tem ali uma referência única. 

Há 70 anos, no Teatro-Circo de Vila Real, vi um filme sobre a coroação de Isabel II, creio que alguns meses depois do evento. A cor era fraca e, talvez por ser um miúdo, e pequeno na estatura, fixei para sempre um pormenor: o uso, por algumas pessoas que estavam nos passeios, de uma caixa estreita e paralelipipédica, de cartão, com um espelho inclinado na base e outro idêntico no topo, que permitia, a que estava colocado por detrás, ver "do alto" o espetáculo da passagem da carruagem real. Só me lembro disto! Foi o que mais me impressionou, imaginem!

Amanhã, não vou poder ver em direto a coroação. Tenho mais que fazer, mas, à noite, vou puxar atrás na box, para apreciar um "digest", poupando-me, contudo, aos comentários dos "royal watchers". Afinal, não é todos os dias que chega a rei "um rapaz da minha idade". A quem, sinceramente, desejo sorte.

5 comentários:

manuel campos disse...


Não é um rapaz da minha idade, já eu andava e até dava uns belíssimos bate-cus quando ele nasceu.

Os periscópios artesanais!
Já ninguém os usa porque já ninguém vê estas cerimónias "ao vivo", toda a gente as vê através da câmara de um aparato qualquer, mesmo que esteja na 1º fila...

Felizmente aqui onde estou tenho uma operadora que vai manter a BBC News, não por causa deste evento em especial, mas porque é bom ter acesso a ela.
Em Lisboa tenho outra operadora que a vai deixar de ter (neste momento acho mesmo que já a deixou de ter, mas não juro).
Neste evento concreto que minha mulher está ali a ver a BBC porque a BBC é a BBC, o que não é uma frase feita pois de igual modo os nossos canais são os nossos canais, há bocado deu uma volta por eles e apareceu-me aqui a contar-me meio divertida dos comentários sobre tudo e mais alguma coisa, a propósito ou a despropósito.
Eu sei que nem toda a gente aprecia o espectáculo pelo espectáculo e gosta de alguma conversa para amenizar o que de vez em quando é uma visível estopada, mas ao menos calem-se um bocado nos momentos mais "críticos".

Quanto às almas sensíveis que acham isto tudo parvo e inutilmente dispendioso não as contradigo mas, se formos por aí, temos muito por onde encontrar cerimonias parvas e inutilmente dispendiosas, estas têm o "mérito" de o dinheiro que se gastou nelas ficar dentro do país onde decorreram.


Luís Lavoura disse...

à noite, vou puxar atrás na box, para apreciar um "digest"

Pois eu prefiro esta noite ver o Benfica-Braga.

Nuno Figueiredo disse...

well said.

rui esteves disse...

Já somos 4. Eu também nasci em 1948, Outubro. Tenha a ideia que Charles nasceu em Setembro e o Marcelo em Novembro. Um ano com uma boa colheita.

Luís Lavoura disse...

rui esteves
Segundo a wikipedia, Marcelo nasceu em 12 de dezembro de 1948, Charles em 14 de novembro do mesmo ano.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...