quarta-feira, maio 17, 2023

"Guetto" de Varsóvia


Nas instalações da Casa da Imprensa (o edifício está "um brinco"!), ao final da manhã de hoje, participei numa conversa sobre o octogésimo aniversário da revolta no "guetto" de Varsóvia, tema de uma exposição exibida no local, organizada por um coletivo integrado por João Soares, Manuela Rego e José Manuel Saraiva, entre outros. 

Esse grupo tinha já sido responsável pela exposição sobre a passagem por Lisboa de Jean Moulin, resistente francês assassinado pelos nazis, exibida há uns meses. De ambas as exposições resultaram belos catálogos.

Na conversa, que foi moderada pela subdiretora do "Diário de Notícias", Joana Petiz, estive com dois historiadores - Irene Pimentel e Rui Tavares - e uma especialista na temática judaica - Esther Mucznik.

Pela minha parte, falei especialmente da diferenciada memória da Segunda Guerra mundial na Europa e do modo como, em Portugal, o tema judaico foi sendo oficialmente tratado, quer na ditadura, quer em democracia.

Foi uma bela conversa. Para quem nela esteja interessado, avisarei quando for para o ar.

Quem quiser ver a exposição, tem de se apressar: encerra a 19 de maio.

Sem comentários:

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...