segunda-feira, maio 22, 2023

Ainda Cavaco

Pense-se o que se pensar sobre o conteúdo, a forma e a oportunidade do discurso de Cavaco Silva - e se fica bem a um antigo chefe de Estado, na plenitude das suas capacidades, agir daquela forma - nem por um segundo acho que Cavaco tenha pisado alguma linha vermelha da democracia.

11 comentários:

manuel campos disse...



Em total acordo da primeira à última palavra.

O resto resume-se assim:"One has the right to be wrong in a democracy".

Claude Pepper (Senador democrata dos EUA falecido em 1989)

Anónimo disse...

melhor, uma linha laranja

Unknown disse...

O PSD não tem culpa de o PS olhar para trás e ver apenas como antigos lideres vivos Victor Constâncio, António Guterres, Ferro Rodrigues, Sócrates e António José Seguro, todos desparecidos em combate. Ninguém aparece a dar o corpo às balas por António Costa, que, sem o apoio de Marcelo, está cada vez mais sozinho na pradaria...

Luís Lavoura disse...

Claro que não pisou linha vermelha nenhuma. Ele atualmente não é figura institucional nenhuma, não ocupa presentemente nenhum cargo, e portanto tem toda a liberdade de dizer aquilo que pensa sobre todo e qualquer assunto. Tanta liberdade como qualquer outra pessoa.

Anónimo disse...

Fernando Neves
Mentiu muito. O ódio, a raiva e o rés sabiamente são chocantes. Mas creio que a maior motivação dele é impedir que Costa esteja 11 anos PM e lhe tire o lugar na História de o mais lonjevo PM em democracia desde de 2022

Anónimo disse...

Aquela boutade do banco sólido classificou o homemzinho para sempre, o "grande economista"; e o inenarrável Oliveira e Costa do BPN, corrupto apadrinhado pela múmia que retirou a tempo as suas acçõeszinhas do banco tóxico; ele tem é a memória curta!

Carlos Antunes disse...

Claro que uma das características básicas da democracia é a capacidade de todos, inclusive de um ex-PR, terem direito à liberdade de expressão. Isso não obsta a que não possa e deva ser criticado, principalmente quando por contraposição a outros ex-PR´s, como Soares ou Sampaio que nunca deixaram de intervir no espaço político, se limita a ser um homem de facção (do PSD).
O problema é que o ex-PR CS, cada vez que bota faladura, não consegue ultrapassar o ódio a António Costa, depois de ter sido obrigado a dar posse ao 1.º Governo de AC, de ter delatado à União Europeia o perigo de um PM apoiado pelo PCP e BE, e exigir até um acordo escrito entre os partidos que sustentavam no Parlamento o governo.
O homem ignorando o papel que cabe a um ex-PR, de uma certa reserva sobre a actualidade política interna e a acção dos seus sucessores, demonstra o que nunca deixou de ser, como PM ou PR, um singelo economista, rancoroso e faccioso politicamente.

Anónimo disse...

Senhor embaixador
Mas o homem tem que botar faladora de vez em quando, cá dentro.
Porque a sua total irrelevância como ex-presidente, como economista, como ex-chefe de governo, como político que esteve quase vinte anos à frente de um país da Europa mede-se bem pelos convites de instituições internacionais que... não lhe chegam!
Para provar que ainda está vivo vem destilar, de vez em quando, o fel que de sua natureza produz...
MB

Luís Lavoura disse...

Carlos Antunes,

não obsta a que não possa e deva ser criticado, principalmente quando por contraposição a outros ex-PR´s, como Soares ou Sampaio que nunca deixaram de intervir no espaço político, se limita a ser um homem de facção

Qualquer (ex-)Presidente da República tem o direito de ser um homem de facção. Qualquer (ex-)Presiente da República tem o direito de não atuar como Soares ou Sampaio.

Discordemos de Cavaco Silva, mas não lhe retiremos, nem por um momento, o direito de ter as opiniões que tem e de as exprimir em total liberdade.

carlos cardoso disse...

Nunca gostei de Cavaco Silva, nunca votei nele e nunca ouvi ou li o que vem dizendo. Mas pelas reações que provoca, incluindo neste blog, é evidente que o homem está sempre a acertar na mouche.

Carlos Antunes disse...

Luis Lavoura
Com o máximo respeito, talvez não tenha interpretado bem o meu comentário.
Em caso algum, retirei o direito de Cavaco de ter as suas opiniões e de as exprimir em total liberdade (se analisar bem, verificará que iniciei o meu comentário precisamente com isso – “uma das características básicas da democracia é a capacidade de todos, inclusive de um ex-PR, terem direito à liberdade de expressão”).
O restante comentário limitou-se ao meu juízo crítico sobre o “Cavaco político ex-PR”, a que julgo também ter direito em nome dessa mesma liberdade de expressão e claro enquanto o Embaixador o permitir no espaço do seu blog.
Cordiais saudações

Parabéns, concidadãos !