terça-feira, maio 30, 2023

O patife


Tive um grande prazer em ter sido convidado a apresentar, hoje, no Instituto Universitário Militar, o livro do general Francisco Cabral Couto, "O Fim do Estado Português da Índia - Um Testemunho da Invasão". 

O autor serviu no Exército que estava em Goa, foi preso durante seis meses pelas forças indianas e, como muitos outros militares portugueses, foi menos bem tratado pelo regime, depois do seu regresso a Portugal. A sua magnífica carreira militar posterior terá compensado o tempo traumático em Goa, que, com grande rigor, deixou por escrito.

Na apresentação que fiz, procurei contextualizar a invasão indiana de Goa nesse "annus horribilis" que 1961 foi para a ditadura portuguesa, quer no plano interno, quer no quadro internacional.

Destaquei, em particular, o cinismo do ditador, o qual, não obstante ter a plena consciência de que os meios militares ao dispor das Forças Armadas portuguesas que estavam em Goa eram, em absoluto, insuficientes para deter um qualquer ataque, não hesitou em enviar ao governador instruções que incluiam esta sinistra frase: "Não prevejo possibilidades de tréguas nem prisioneiros portugueses, como não haverá navios rendidos, pois sinto que apenas pode haver soldados e marinheiros vitoriosos ou mortos". 

Na resposta, o governador e comandante-chefe destacou "a desproporção das forças em presença, a fragilidade do dispositivo de defesa e a exiguidade dos meios em pessoal e material postos á nossa disposição".

Francisco Cabral Couto destacou, na ocasião, alguns aspetos do seu texto e, hesitando na escolha do vocábulo, com a contenção própria do militar de honra que sempre foi, concluiu a sua curta intervenção dizendo: "Salazar foi um patife!" E foi mesmo.

3 comentários:

Luís Lavoura disse...

instruções que incluiam esta sinistra frase: "Não prevejo possibilidades de tréguas [...] sinto que apenas pode haver soldados e marinheiros vitoriosos ou mortos"

Curiosa forma de dar instruções, em que, nominalmente, se está tão-somente a exprimir sentimentos e a fazer previsões.

Ana D'Almeida e Vasconcelos disse...

Foi uma excelente intervenção ontem, enquadramento rigoroso - nacional e internacional - da situação. Nasci dia 9 de dezembro de 1961 em Diu, o meu pai era o Governador e, ainda hoje, fico enervada quando o assunto é a Índia portuguesa. Bem haja.

7ze disse...

A Lancha Vega e o seu comandante ficavam bem na capa. Nem àqueles que cumpriram as suas instruções Salazar prestou o devido reconhecimento. Consciência pesada da patifaria? Decerto consonante com a idiossincrasia de não ceder um palmo, que inviabilizaram a entrega do matadouro e sorvedouro de dinheiro que era a Guiné-Bissau, contra pareceres bem informados que defendiam concentrar os esforços nas "verdadeiras colónias" de Angola e Moçambique. Era ter mais olhos que barriga. Pela boca morre o peixe.

Parabéns, concidadãos !