domingo, maio 21, 2023

Estaline

 


Estaline é uma personagem histórica altamente controversa, "to say the least". A sua crueldade ultrapassou as raias do imaginável, as mortandades que a sua paranóia provocou anularam, para a grande maioria das pessoas, o sentido patriótico da liderança que protagonizou na União Soviética, em face da invasão da Alemanha nazi. 

Escrevo "grande maioria" porque, na Rússia, e até na sua Geórgia natal, encontrei quem reverenciasse a sua memória. E, nas vezes que passei na Praça Vermelha, em Moscovo, junto ao seu discreto túmulo, muito perto do edifício monumental onde está depositado Lenine, nunca ali vi faltarem flores. 

Mesmo em Portugal, como já em tempos aqui relatei, ainda há militantes comunistas que se recusam a entrar no coro da diabolização do "Zé dos Bigodes", como era carinhosamente tratado em outros tempos. Há gostos para tudo e, felizmente, em democracia, quem quiser pode revelá-los, por muito que outros se escandalizem!

Ontem, nas Caldas da Rainha, descobri, numa loja, este boneco, muito bem construído, representando Estaline. Comprei-a e vou oferecê-lo, logo que encontre um portador, a um velho amigo brasileiro que um dia, na cidade do México, ao visitar a casa de Trotsky e ao ouvir, da boca do guia, que ele tinha sido "assassinado" a mando de Estaline, reagiu, indignado: "Assassinado não! Justiciado!"

Imagino que alguns leitores achem que, por vezes, brinco demasiado com coisas muito sérias. Estão enganados: não é só por vezes!

7 comentários:

manuel campos disse...


Esta não me parece ser uma coisa muito séria.
Sendo a um amigo verdadeiro que a vai oferecer, daqueles com quem arriscamos "provocações" sabendo que a amizade sairá ilesa, terá direito quanto muito a um sorriso amarelo (e possívelmente algum gozo íntimo mal disfarçado que lhe dará ainda mais gozo a si).

"That's What Friends Are For" no sentido que lhe foi dado quando a canção foi criada "We realized we were more than just friends. We were family. Time has a way of giving people the opportunity to grow and understand".

Verifiquei no entanto que, se é de fabrico local, não tem algumas das características tão próprias dos "bonecos da Caldas".
"Made in China" não deve ser.

Unknown disse...

"reverasse" não será lapso?

Luís Lavoura disse...

Da última vez que estive nas Caldas, vi lá à venda uns bonecos, um de Angela Merkel e outro de Barack Obama, que estavam muitíssimo bem feitos e com pilhas de graça.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

As belas artes caldenses, dao.sempre belíssimos presentes, normalmente é garantia de serem muito apreciados a quem se oferece.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

O meu comentário anterior deveria ser mais algo no género: "As belas artes caldenses, dão sempre presentes muito apreciados por quem os recebe".

Tal e qual, Luís Lavoura, há coisas super engraçadas.

Flor disse...

Repetindo "há coisas engraçadas" eu ainda conservo uma caneca com uma rãzinha no fundo. :) :) :)

carlos cardoso disse...

Continue a brincar com coisas sérias, Sr Embaixador, porque o sentido do humor é o que distingue os homens dos outros animais. Nunca consegui ter a minima consideração por pessoas sem sentido de humor

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...