quinta-feira, maio 11, 2023

Clube de Lisboa


Há dias, tomaram posse os corpos gerentes do Clube de Lisboa, para um novo biénio. 

Por decisão tomada em Assembleia Geral, tenho o gosto de continuar a presidir ao respetivo Conselho Diretivo. A lista completa dos Corpos Sociais e do Conselho Estratégico pode ser consultada aqui.

O Clube de Lisboa foi criado em 16 de dezembro de 2016, na sequência da realização das duas primeiras Conferências de Lisboa (2014 e 2016), cuja organização, sempre a cada dois anos, passou a ser feita, desde então, pelo Clube, por decisão das entidades organizadoras das Conferências.

O Clube é uma Associação privada sem fins lucrativos, tem o estatuto de ONGD e de utilidade pública. Não tem instalações físicas próprias, reduzindo assim os seus custos de estrutura.

São objetivos estatutários do Clube “projetar Lisboa como lugar de reflexão, de debate e de promoção de iniciativas sobre temas relevantes da agenda internacional..., com particular destaque aos desafios estratégicos colocados ao futuro e ao papel de Lisboa e de Portugal na Europa e no mundo”.

O Clube opera como uma plataforma de reflexão e de debate e, sempre que adequado, em parceria e colaboração com entidades públicas e privadas - universidades, escolas, fundações, autarquias, empresas, organizações da sociedade civil, entre outras.

O Clube não assume posições políticas, embora respeite a liberdade de opinião dos seus membros e dos participantes nas atividades que organiza. Desde a sua origem, o Clube é integrado por pessoas com diferentes orientações ideológicas e com variadas origens profissionais. Não lhe sendo indiferente, a agenda oficial portuguesa, na ordem interna e externa, não determina nem orienta a sua ação, nem faz parte da sua agenda de trabalho. 

As atividades do Clube têm sido financiadas pelas quotização dos seus membros (cerca de uma centena), por candidaturas a financiamentos (Camões, ICL, embaixadas, outros), por contribuições pontuais, em dinheiro ou espécie, de variadas entidades (destacadas nas atividades) e, desde finais de 2022, conta com um subsídio plurianual concedido pela Câmara Municipal de Lisboa e um apoio do Instituto Marquês de Vale Flôr.

Um total de 356 palestrantes, de 53 nacionalidades (nomes e biografias estão disponíveis no website), participaram em cerca de 130 atividades do Clube, designadamente:

• Cinco Conferências de Lisboa, bienais, iniciadas em 2014, com a duração de dois dias, realizadas na Fundação Calouste Gulbenkian, como entidade anfitriã.

• Duas Conferências sobre a Fragilidade dos Estados, bienais, iniciadas em 2019 e coorganizadas com o g7+, com a duração de um dia.

• Três Conferências sobre Desafios Globais, anuais, iniciadas em 2020 – uma sobre o Oceano, outra sobre a Energia e a última, em março de 2023, sobre Segurança.

• 82 Talks/, iniciadas em maio de 2017 - 27 Lisbon Talks (LT), via de regra presenciais, de 90 a 120 m cada e 55 Lisbon Speed Talks (LST), todas online, de 30 a 45 m cada.

• Nove Seminários de Verão “Global Challenges”, anuais, em parceria com o Centro de Estudos Internacionais do Iscte-IUL e o IMVF, com a duração de 20 horas - os primeiros 3 realizados ainda ao tempo do projeto das Conferências de Lisboa.

• Um Projeto, iniciado em novembro de 2022, com a duração de 2 anos, que consiste na elaboração de uma plataforma digital com cursos e ações para o público mais jovem.

• 35 Publicações, correspondentes a 8 livros (papel + ebooks) das conferências – 2 livros adicionais, respeitantes aos últimos eventos, sairão ainda este ano – e a 27 resumos das LT. O acervo encontra-se disponível no site, para leitura, cópia e impressão.

A quem quiser seguir a atividade do Clube de Lusboa, aconselho a consulta do nosso site.

Sem comentários:

Maduro e a democracia

Ver aqui .