quinta-feira, maio 11, 2023

"A Arte da Guerra"


O discurso de Putin no 9 de Maio, a China e os novos equilíbrios no Médio Oriente e o crescimento da extrema-direita no Chile são os três temas na conversa com o jornalista António Freitas de Sousa, no "A Arte da Guerra", o podcast internacional do "Jornal Económico", que pode ver aqui.

2 comentários:

Francisco disse...

Meu caro Francisco, talvez a sugestão que de seguida lhe apresento, peque por intempestiva; mas ainda assim e arriscando, atrevo-me a sugerir um tema adicional, em complemento dos que teve a gentileza de elencar: Macarthismo. Parece ser coisa datada, obsoleta e até bafienta mas, vá-se lá saber porquê, sinto que de repente o tema se pode ser tornado de grande actualidade (e utilidade didáctico-pedagógica, já que, confirmando-se que o fascismo é uma minhoca que se infiltra na maçã, nada nos diz que não possa também infiltrar-se na academia, naturalmente). Fica por isso a ideia e um cumprimento, cordial e respeitoso, como sempre.

Luís Lavoura disse...

Tenho dificuldade em compreender que relevância para a política internacional possa ter o crescimento da extrema-direita no Chile. Será que se teme que um nacionalismo recrudescente leve o Chile a declarar guerra à Argentina (altissimamente improvável), à Bolívia (altamente improvável), ou ao Peru (pouco provável)?

Parabéns, concidadãos !