domingo, janeiro 29, 2023

A cama comum

Desconfiem sempre de quem passa o tempo a equiparar a extrema-esquerda à extrema-direita. Todos sabemos com quem essas pessoas, no fim do dia, acabarão por se “deitar”. Se tiverem paciência para elas, perguntem-lhes se a extrema-esquerda é racista, xenófoba e homofóbica.

7 comentários:

José disse...

A premissa é tão falaciosa que entrar na discussão pode dar urticária severa.

Anónimo disse...

De facto baseiam-se na palavra "extrema" que aparece nas duas designações para concluirem que é tudo igual. Mas coisas com nomes parecidos podem ser muito diferentes. O exemplo clássico é "a Estrada da Beira" e "a beira da estrada". Outro com piada é "um homem feito de pau" e "um homem de pau feito".
Zeca

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

C'est ça!
E a palavra radical também é utilizável e faz muita diferença.

Carlos disse...

Uma variante deste fenómeno foi a equivalência moral com que muitos comentadores apresentaram os dois candidatos as últimas eleições presidenciais no Brasil! Mesmo figuras proeminentes da chamada imprensa de referência …

João Cabral disse...

A cama a que alude é capaz de ser a da democracia, senhor embaixador. Falo por mim. Ora reconsidere.

aguerreiro disse...

Comem , bebem e dormem como os outros.
Xenofobia, homofobia e racismo não passam de meras modas
Tal como eram os talassa ou a formiga branca da 1º República
Ou situacionista e reviralhistas da 2ª
Ou comunista, fascistas ou socialistas da 3ª
Como já foram chamorros e malhados
E o que mais etará para vir!
Bípedes manteigueiros, azeiteiros?
Aguardemos para ver.... se por cá andarmos

Unknown disse...

Se me dá licença, e correndo o risco do risco do "lápis azul", não quer acrescentar à pergunta se a extrema-esquerda ainda é marxista-leninista (ou anti-democracia burguesa) e se acham que a Rússia deve abandonar todo o território que era da Ucrânia? Tenho a certeza de que com mais as respostas a estas duas perguntas, os defensores da equivalência entre os extremos ficarão completamente esclarecidos.

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...