sexta-feira, janeiro 27, 2023

Tapeçaria …


… numa parede por aí.

8 comentários:

Flor disse...

Tenho estado a "investigar" mas não consigo descubrir o autor nem sequer o lugar onde está exposta. Será que o Sr. Embaixador poderá dar um lamiré?

manuel campos disse...


Flor

Cheira-me a "colecção particular" algures, mesmo que exposta num local mais ou menos público, duvido que tenhamos direito a um indiscreto lamiré.
Não é uma tapeçaria "típica" de museu, dei uma voltinha curiosa por aí e nada.
Faria algum sentido vir de ou estar em Portalegre, mas isto é só um "feeling".

Francisco Seixas da Costa disse...

https://www.olharvianadocastelo.pt/2012/01/lenda-do-rio-lima-contada-em-tapecaria.html

Flor disse...

Muito obrigada Sr. Embaixador.

Flor disse...

Manuel Campos, já temos o lamire. Eu não chegaria lá até porque eu desconhecia a Lenda do Rio Lima. Agora só me falta saber onde a tapeçaria foi manufaturada. Na altura as Tapeçarias de Portalegre estavam a progredir com a ajuda dos tapeceiros franceses que vieram a Portalegre "dar uma mãozinha".......

manuel campos disse...


Tivemos direito ao lamiré, que afinal não é indiscreto, que agradeço.

Fui então continuar a pesquisa a partir daqui, não resisto a uma dica.
Como disse, para mim fazia sentido vir de Portalegre (da Manufactura de Tapeçarias) ou estar em Portalegre (no Museu da Tapeçaria).

Confirma-se que veio de Portalegre:

https://bloguedominho.blogs.sapo.pt/o-rio-lethes-numa-tapecaria-de-almada-18028586

Ficamos ainda a saber do painel de azulejos em Ponte de Lima, é o ponto 6:

https://www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/rota-dos-azulejos/


Almada Negreiros começou a colaborar com a MTP em 1949 com a tapeçaria "Bailarina".
A MTP foi criada em 1946.

manuel campos disse...


Flor

Estava nas buscas e não me dei conta do que já tinha aqui postado, distraído entre isso e uma magnífica gravação das Valsas op. 39 de Brahms pela pianista turca Idil Biret, uma das grandes interpretes destas obras.

Também andei por esses lados de que me permito pôr a ligação:

https://www.mtportalegre.pt/pt/amanufactura/historia

Flor disse...

Foi o Rio Lethes que me traiu. Não abri o link porque lá está, o nome do rio não me dizia nada.
Manuel Campos só tenho a agradecer o seu empenho. Já agora também ao Sr. Embaixador que com o seu post fiquei a conhecer esta parte da nossa História de arte contemporânea. Agora só falta ir à Pousada de Viana do Castelo ver a tapeçaria in loquo.:)

O outro 25

Se a manifestação dos 50 anos do 25 de Abril foi o que foi, nem quero pensar o que vai ser a enchente na Avenida da Liberdade no 25 de novem...