segunda-feira, janeiro 16, 2023

Pergunta

Neste tempo em que tanta gente clama por mais gastos na Defesa, num tropismo jingoísta suscitado pela mobilização emocional pela Ucrânia, será mesmo o momento certo para contestar a letra do nosso hino, lá porque ele berra “Às armas!” e a marchar “contra os canhões”?

3 comentários:

João Cabral disse...

Senhor embaixador, não passa por essas cabeças politicamente correctas e, consequentemente, obtusas que essa passagem e outras possam e devam ser interpretadas simbólica e metaforicamente? Pois, não passa. Lá está, não vêem um palmo à frente do nariz.

Lúcio Ferro disse...

Sobre o Hino, nada acrescento, foi estabelecido num momento histórico, não é um hino feio, foi buscar muito à Marselhesa e pronto, é uma tradição que não me parece bem estar a alterar, tentativas nesse sentido, mudar hinos remover estátuas, cheiram-me logo a "cancelamento cultural". Sobre o outro assunto, como deixei no twitter do atual PM, tenho muitas dúvidas. O Senhor Costa, chefe de um governo acossado que só precisará de mais dois ou três casos de corrupção certificados pelo CM para ser dissolvido, ainda que o PR diga que não, não explicitou no seu twitt ao que vinha. Muitas dúvidas. Vão seguir dois ou três leopards? Aquele lixo dos transportadores mecanizados? Esses bichos são caros. Quem paga? Quantos são? Já agora, vão com tripulações portuguesas? Temos umas Forças Armadas muito curtas, que é isso de nos desfazermos delas em prol dos objetivos de outros e comprarmos ainda mais uma briga que não é nossa, fora o dinheiro que vai ter que ser dado aos EUA para reabestecermos os stocks? Sobre a ajuda humanitária, que o senhor Costa também não explicitou; consigo lembrar-me de um país irmão, Moçambique, que precisa imenso de ajuda humanitária. Desviar recursos para defender o quê e quem, lá na Ucrânia? E isto para não mencionar escolas e hospitais em Portugal que estão sem meios, a subida exponencial da pobreza, etc. Seja como for, quero, melhor, exijo saber quais os recursos humanitários e militares que o senhor Costa pretende enviar para a Ucrânia. Sejam muitos sejam poucos, em nome das regras e da transparência de um regime que se diz democrático, exijo uma auditoria, exijo que o senhor Costa preste contas ao país. E é só.

IO disse...

...não se esperava outra coisa do CAMARADA!!!

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .