domingo, janeiro 22, 2023

Amazónia

O descaso criminoso com o bem-estar das populações indígenas no Brasil, que acaba de ser revelado com imagens chocantes que, estou certo, vão abalar o mundo, traz ao novo governo uma honrosa responsabilidade. Estar à altura dela será um grande e inescapável desafio para Lula.

1 comentário:

manuel campos disse...


Sobre aspectos estritos da política brasileira não me pronuncio, não me interesso o suficiente pelo Brasil para o conhecer melhor que a Argentina, o Chile, o Peru ou a Venezuela (apesar de estar rodeado de gente muito próxima que viveu e trabalhou lá, desde os anos 70 até há meia dúzia de anos atràs).

Mas sobre os aspectos humanos interesso-me e muito.
E o problema da Terra Indígena Yanomami vem de muito longe, ninguém nunca quis saber muito disso e duvido que, para além de algumas declarações de intenções e a resolução de problemas básicos e urgentes, aconteça algo de realmente profundo e duradouro.

Os interesses em jogo sempre foram muito grandes, muito complexos, muito intrincados, indo muito além do país e dos regimes.
Só profundíssimas mudanças legislativas e de controle policial poderiam ter um impacto significativo mas, sendo os jogos de poder por lá o que são, não parece que tenhamos grandes novidades.
Receio que seja como o Qatar e os direitos humanos, os jornais deixaram de falar disso e já ninguém quer saber.

Basta ler isto, penso eu, para ter uma ideia do que está em causa:

https://reporterbrasil.org.br/ouro-do-sangue-yanomami/

Nota- A "Repórter Brasil" informa no seu site que tem como missão
"Identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática."

Parabéns, concidadãos !