sexta-feira, janeiro 06, 2023

‘A Arte da Guerra”


A edição desta semana de “A Arte da Guerra”, o podcast sobre temas internacionais do “Jornal Económico”, uma conversa minha com o jornalista António Freitas de Sousa, faz uma abordagem prospetiva sobre o ano de 2023, iniciada naturalmente pela guerra na Ucrânia, seguida do Médio Oriente e terminando na América do Sul.

Pode ver e ouvir aqui.

3 comentários:

jj.amarante disse...

Na parte final do podcast, ao falar sobre a Venezuela, houve por lapso uma troca sistemática de "Maduro" por "Morales". Era bom que fosse tão fácil fazer uma substituição do som "Morales" por "Maduro" no vídeo como é agora corrigir palavras escritas em textos de ficheiros.

Francisco Seixas da Costa disse...

Tem toda a razão jj.amarante. Dei conta do lapso ao ouvir. É a vida! Obrigado pela nota

manuel campos disse...


O fim do texto de JJ.Amarante remeteu-me inconscientemente para o "ChatGPT", lançado em Novembro passado.
Há quem fale em algumas limitações do sistema, mas deve ser gente que fala só por falar, limitações tinha o seu antecessor "InstructGPT" comparado com ele e já não era só um brinquedo.
Um sistema como este, criado há 2 meses e nos tempos que correm, rápidamente se irá tornar num brinquedo perigoso.
Mas o progresso é isto mesmo e há uns progressos que nos encantam e outros que nos assustam, este não sei se será saudável para a democracia e a vida em sociedade, sob todos os pontos de vista em que as queremos continuar a viver.
Se muita gente por este mundo fora já não pensa muito sobre os assuntos, ainda menos pensarão e o "chatbot" pensará por eles.
Googlem sff (ou não).

Parabéns, concidadãos !