domingo, dezembro 04, 2022

Sobe e desce

Olhando a onda de críticas a Marcelo, cada vez mais me convenço de que o sentimento português pende para a ciclotimia: cansaço com as figuras seráficas, subsequente escolha de “porreiraços” e, depois, regresso ao primeiro modelo. Afinal, a democracia também é isto.

6 comentários:

A Nossa Travessa disse...

Caro Chicamigo
Não precisas de aplausos nem de apoiados. Donde apenas: presente, estou contigo!
Abração
Henrique

manuel campos disse...


É isso mesmo, tudo leva a crer que iremos, mal ou bem, regressar ao primeiro modelo, logo se verá no que dá.
Há um grande e generalizado cansaço face à incontinência verbal do senhor, mesmo vindo de muita gente que o apoiou quando tinha opositores sérios.
Cada vez menos gente se revê num modelo de presidência que está a desprestigiar a Presidência dia após dia.
Claro que se ele se pudesse candidatar outra vez, não apareceriam determinados eventuais opositores, muito provavelmente ainda ganharia.

Era outro o estilo de Mário Soares, popular qb mas também elitista qb, um mestre nesse equilíbrio difícil e que, mesmo assim, ao fim de dois mandatos devia ter ido para casa, saía em grande, escusava de estragar prestígio com tentativas de regresso que deram no que deram.
Ora aquilo a que estamos a assistir é um estragar de prestígio ainda em funções, uma espécie de "hara-kiri" político em alguém óbviamente inteligente e esperto mas que não consegue resistir a esse apelo suicida (o que ainda por cima é "acarinhado" por muitos amigos da onça que por aí tem).
E ao não resistir não se apercebe que está a abrir a porta a alguém que pouco fale e menos sorria, o tal pendor para a ciclotimia de que fala.
E isso não é uma boa ideia.

João Cabral disse...

O mal é que passamos sempre de um extremo ao outro. Mas já tivemos presidentes "moderados".

José disse...

Então, mas já é possível não gostar do PR sem se ser um ressabiado de direita lixado por causa da Geringonça?

Já estamos autorizados - mesmo! -, a achar que o MRS não serve para PR? Já podemos - nós, os opositores de MRS -, ter a nossa honra resgatada do fosso onde se acumulam os (supostos) radicais de espinha torta?

Para mim não há ciclotimia: sempre fui contra MRS como PR. Nunca votei nele e tenho arrepios cada vez que o vejo!

Jorge Lourenço Goncalves disse...

Acontece que MRS não se limita ao populismo mas, o que é mais grave, interfere amiudadamente nas competências doutros órgãos do Estado, v.g. o Governo, adoptando um estilo de semipresidencialismo à francesa que, até aqui não foi o de nenhum dos presidentes cessantes. Resta saber se não quererá, com este comportamento, consagrar (de facto) uma mudança de regime constitucional.

Nuno Figueiredo disse...

porreiraço?

Carlos Antunes

Há uns anos, escrevi por aqui mais ou menos isto: "Guardo (...) um almoço magnífico com o Carlos Antunes, organizado pelo António Dias,...