sexta-feira, dezembro 09, 2022

Pois!

Ontem, um reputado médico e professor universitário português, que está longe de ter a menor simpatia por este governo, dizia-me: “Não consigo entender como é que a nossa comunicação social não esclarece que a situação que se vive nos serviços de urgência, por toda a Europa, não é muito diferente daquela que se passa em Portugal. Os serviços públicos de saúde, em França ou no Reino Unido, estão hoje numa situação pior do que aquela que se vive no nosso país e as operações em atraso atingem números extraordinários, muitos piores do que os nossos. E, no entanto, o tema, por lá, não costuma abrir os telejornais”.

8 comentários:

APS disse...

Palavras de sabedoria.
A questão é que a maior parte desta rasa gentinha que protesta ou diz mal nunca saiu da sua aldeia mental. Ou é subsidiada pela cruzada privada dos interesses.
Porque, pelo menos na Inglaterra e Alemanha que eu conheço razoavelmente, o desempenho clínico geral é muitíssimo pior. Ou muito mais caro.

Luís Lavoura disse...

Com os males dos outros podemos nós bem...

Luís Lavoura disse...

Se não costuma abrir lá os telejornais, talvez devesse costumar...

João Cabral disse...

Como se costuma dizer, com o mal dos outros podemos nós bem.

José disse...

Mas... a Troika e o Passos também andaram por esses países?!

manuel campos disse...


Há 10 anos que ando como acompanhante por hospitais públicos, em certas alturas todas as semanas, por vezes mais que uma vez por semana.
Sentado em salas espera ou em enfermarias muitas horas, olhando com os olhos do gestor de organizações de alguma dimensão que fui, estou à vontade para dizer que o SNS começou a descambar a partir de meados de 2018.
Com a chegada da pandemia e o para mim incompreensível abandono de seguimento regular de situações de saúde graves, tudo se complicou terrivelmente, vivo neste momento as complexas consequências disso na pessoa que acompanhava e acompanho.

Anónimo disse...

Pois é mas como diz a sabedoria popular, “com o mal dos outros poiso eu bem”! Por outro lado a desculpabilizacao, via exemplos similares, ou não, na tentativa de mascarar a realidade legitimar a decadência do nosso SNS, vai mesmo desembocar no fim desse serviço outrora de qualidade. Acabou já não há mais, lamentavelmente!

Abraham Chevrolet disse...

A saúde é o maior negócio do Mundo !
Venham ao meu Hospital Privado !

O futuro