domingo, dezembro 11, 2022

Os verdadeiros artistas

Gostaria de lembrar que, se Ronaldo não deixa de ser um génio do futebol, tenha ele as birras e atitudes que tiver, o mesmo se aplica à classe técnica de Messi, apesar da sua detestável falta de desportivismo. A qualidade de um “artista da bola” supera tudo.

5 comentários:

Unknown disse...

Acho que, ainda assim, não os podemos equiparar. O comportamento de Ronaldo tem sido deplorável. Arrogante e mal educado, ao longo de anos. Não é o que se tem visto da parte do Messi. Além disso, e já o disse, noutro comentário, os níveis futebolísticos não são comparáveis: um foi um bom jogador, mais do ponto de vista atlético; o outro foi um génio, que está agora a perder fulgor.

manuel campos disse...


Quase tudo, quase tudo.
Como capitão da equipa e grande craque, exemplo que devia ser para centenas de milhões, especialmente crianças e adolescentes, não sai ileso daquela enorme vergonha.
Mas claro que amanhã, nem muitos dos poucos que se sentiram mal, vão pensar mais nisso.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Nem mais, Senhor Embaixador.
Toda esta polémica por questões de "lana caprina", não passa da típica tendência de nos acharmos tidos e achados nos assuntos da casa dos outros e do moralismo bacoco assente em alguma falsa humildade e passividade-agressividade que por aí pulula.
Quanto a pecados, os dois maiores da sua época nas lides da bola, não têm muito a dever um ao outro, que tenham aprendido com os mesmos.

Carlos Antunes disse...

Vítor Sereno, embaixador de Portugal no Japão, usou a página profissional no Linkedin para comentar a eliminação da Selecção Nacional para elogiar Cristiano Ronaldo e sobretudo para criticar a FPF e Fernando Santos.

"É triste perder desta maneira. Principalmente quando estamos longe da nossa pátria.
Um treinador que não soube sair por cima quando tinha tudo para o fazer. Como Campeão Europeu e vencedor da 1.ª Liga das Nações ficaria para sempre na história. Eu próprio votaria e faria lobby para que rotundas pelo país inteiro tivessem o seu nome.
Assim, sairá por baixo, refém da sua incapacidade táctica, do medo, da incoerência, mas sobretudo da sua pequenez.
A insistência da FPF em Fernando Santos é doentia e vice-versa. Agarrar-se ao cargo e não colocar imediatamente o lugar à disposição (basta seguir os exemplos de Luís Enrique, Tite ou Roberto Martinez) é sintomático.
A capacidade de nos deitarmos abaixo é a nossa pior característica. O único, até hoje, que vi a tentar mudar o paradigma deste estado de depressão constante, alternado com estados de euforia, foi Cristiano Ronaldo. O melhor embaixador de Portugal (conheço-os todos: é inigualável) e talvez o único que nunca teve vergonha de assumir que nós, os portugueses, quando queremos, chegamos ao topo do mundo.
Cristiano é muito mais do que Portugal e, no fundo, isso chateia-nos muito. É mais fácil nivelarmo-nos pela mediocridade do que pela excelência - tive um colega mais velho, há muitos anos, que me dizia para não trabalhar tanto porque isso obrigava os outros a fazer igual ou melhor…
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro é, apenas, o melhor jogador de futebol de todos os tempos, obcecado com vitórias, recordes, títulos, mas acima de tudo, obcecado com o seu país. Na sua cabeça - que deveria ser a de todos nós, diga-se - com trabalho, dedicação e suor, conseguimos ser melhores. Um país que não tenha vergonha de si mesmo. Que não seja ensimesmado. Que lute até à última gota pelo sucesso. No fundo, aquilo que Ronaldo sempre fez desde que saiu da Madeira, sozinho, com 11 anos.
No próximo mundial CR7 não estará. Pois que fique o seu exemplo para toda uma geração de futebolistas e, já agora, também para todos nós que temos responsabilidades públicas. Que saibamos defender e representar o país, tão bem como ele o fez toda a sua vida".

Para um embaixador, um discurso em nada 'diplomático', mas que, na minha opinião, não se distancia da verdade.

Sérgio Nunes disse...

Em 2008, ano em que Cristiano Ronaldo ganhou a sua 1ª Bola de Ouro e o título de melhor futebolista da Europa, fui em trabalho 4 dias a Berlim.

Em Berlim havia muitos eventos naquelas datas e dificuldade em vagas na hotelaria, os serviços acabaram por agendar a minha estada para um aparthotel que servia de alojamento a refugiados turcos.

Quando souberam que eu era português fizeram uma enorme "festa" gritando o nome do português que conheciam: ((((CRISTIANO RONALDO)))

Todos os dias, sempre que me cruzava com alguém no hotel era o mesmo, cumprimentavam-me e sorrindo exclamavam: ((((CRISTIANO RONALDO)))

É seguramente o maior "Embaixador" de Portugal CR7. Há mais de uma década, crianças, jovens e velhos dos quatro cantos do mundo sabem que existe um país chamado Portugal, é o país de Cristiano.

Preocupação

Lamento ter de iniciar a minha comemoração pessoal do cinquentenário do 25 de Abril com uma forte nota de preocupação institucional. E mais ...