domingo, dezembro 11, 2022

À Alves Redol


Cá por casa, há uma secção de camisas chamada, desde há muito, “à Alves Redol”. Têm quadrados largos, cores diversas, algumas berrantes, a lembrar as camisas que o escritor vestia em fotografias, idênticas às dos pescadores e presumivelmente dos gaibéus, por mim compradas em momentos de completa insconsciência estética, deslize neo-realista ou, simplesmente, saldos a que não soube resistir. Nos dias de hoje, quase só as uso quando tenho a certeza de que não vou sair de casa, porque algumas são mesmo inapresentáveis. 

Há tempos, tocou à campaínha um amigo, antigo exilado em França, e, vendo-me com aqueles quadriculados largos sobre o corpo, exclamou: “É pá! A tua camisa faz-me lembrar Paris!” Paris? Porquê? Ele explicou: “Não te lembras da eterna montra da Casa de Portugal, na rue Scribe, no tempo do fascismo? Tinha sempre uma guitarra, um xaile de fadista, umas redes e um pescador com barrete e uma camisa como a tua. Isso ainda se vende?”. 

Embatuquei. Vou fazer a sugestão à Catarina Portas, para incluir as camisas de pescador - podia chamar-lhes “à Tenreiro” - no catálogo de “A Vida Portuguesa”.

8 comentários:

Tony disse...

Sr. Embaixador. Olhe. Eu cá, tenho alguns pijamas de flanela, muito semelhantes à amostra, que já os estou a usar e são bem quentinhos.

João Cabral disse...

Campainha, sem acento, tal como rainha.

Anónimo disse...

Eh,eh,eh! Muito bom!

maitemachado59 disse...

joao cabral, que pedante! (J/C)

maitemachado59

Jorge Lourenço Goncalves disse...

O Tenreiro nunca vestiu dessas camisas, garanto-lhe!

Anónimo disse...

Senhor embaixador
Tudo sinais dos tempos e das modas e dos lugares e das ideologias...
Ou de como "a cidade" se tem imposto "ao campo". e estamos todos "urbanizados"...
E de como, encurralados entre "nós" e a nossa circunstância", temos muita dificuldade em disso nos alhearmos; e, por isso, temos dificuldade em perceber o que é bonito e o que é feio, valorizando, apenas o que julgamos que é "adequado".
Quando o senhor embaixador (ou quase a ser...) comprou essas camisas achou-as "bonitas" e talvez não fossem, eram apenas adequadas ao ar do tempo. Agora, o mais certo é achar "bonitas" camisas monocromáticas, sendo que apenas são "adequadas" ao meio em que as passeia... sendo que, na verdade, brancas ou azuis, podem, mesmo, não ser bonitas...
Estou de camisa de bombazina. Castanha. Lindíssima.
MB

João Cabral disse...

Corrigir é ser pedante? Ao menos aprenda e agradeça.

manuel campos disse...


Lá me tenho safo com os acentos que continuo a pôr em tudo...

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...