terça-feira, dezembro 06, 2022

Pode ser isto

Bela síntese do “Financial Times”, na sequência do artigo de Olaf Scholz, primeiro-ministro alemão, na “Foreign Affairs”: “Germany is a case study of a western state that made a “strategic bet” on globalisation and interdependence — and was now suffering the consequences.. It outsourced its security to the US, its export-led growth to China, and its energy needs to Russia.”

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

Falta acrescentar que as más consequências para a Alemanha - e para a Europa em geral - foram causadas, em boa parte, por políticas dos EUA. Com efeito, foram os EUA quem sabotou (literalmente, e através das sanções) a ligação energética da Alemanha à Rússia e quem lançaram uma guerra tecnológica e comercial contra a China.

manuel campos disse...


E por ser "o motor da Europa" tornou-nos a todos, uns países mais que outros por razões óbvias, os danos colaterais dessa aposta estratégica.

A questão é que todos estando enredados numa complexa teia de interesses e ligações de todos os tipos, do político ao financeiro e ao comercial, não vai ser fácil nem muito menos breve o saír deste "puxar da manta" que irá tapando e destapando as incongruências em que estamos mergulhados (*).

Antes da pandemia tinha longas conversas com um amigo meu, numa simpática e calma esplanada aqui da zona, que acabavam sempre com um de nós a despedir-se com um "vivemos tempos muito interessantes", numa de "há de passar".
Hoje em dia, com a pandemia pelo meio, que nos deixou ainda mais dependentes de situações e bens que antes nos diziam irem ser dispensáveis em breve, já nem conclusão da conversa tiramos, saem assim umas despedidas atabalhoadas.

João Cabral disse...

É mesmo Olaf que se escreve, senhor embaixador.
É o fim da globalização como a conhecemos? É que, muitas vezes, só funciona de um lado, e o resultado aí está. Voltaremos ao proteccionismo e à auto-suficiência?

Lúcio Ferro disse...

Comovente. Muito comovente. Quo vadis, Europa?

manuel campos disse...


Ficou ali um (*) no meio da rua.

"Incongruência" parece-me uma palavra adequada porque tem os sinónimos que se seguem e qualquer deles serve a algo do que vai acontecendo:

incoerência, inadequação, impropriedade, absurdo, inconsequência, inconveniência, desarmonia, incongruidade, barbarismo, desconexão, contrassenso, insensatez.

O futuro