domingo, dezembro 11, 2022

Quem gostarias que ganhasse o Mundial?

Perguntaram-me isto. A pessoa ficou espantada quando lhe respondi, muito sinceramente, que não sabia. Gostaria que Portugal ganhasse, claro, porque os cidadãos do meu país teriam ficado satisfeitos - e o bem-estar das pessoas que nasceram para cá do Caia é uma das medidas simplórias do meu patriotismo. Porém, afastado que foi Portugal (e o Brasil, ”my second and last best”), é-me indiferente, em absoluto, quem vai levar a taça. (Fiquei muito chocado com a falta de desportivismo da Argentina. Mas o facto de ter por lá o melhor jogador do mundo ainda em prova empata-me o sentimento). Nunca percebi por que diabo, sempre que há um jogo de futebol, temos de escolher um lado pelo qual “torcer”? Durante o Inglaterra-França, dois países onde vivi e fui feliz, onde tenho amigos e a cujas culturas (e livrarias!) estou muito ligado, não me senti minimamente a favor de um ou de outro. Ou melhor, tive pena que o Kane falhasse o penalti, mas apenas porque tal me permitiria ter mais meia hora de bom futebol. Mas confesso que me estou completamente ”a borrifar” para quem vá ganhar o Mundial. Gostaria é que as quatro partidas que faltam, e que verei com atenção (falhei alguns jogos, mas poucos), resultassem em jogos animados, com muitos golos e com excelente futebol. Só isso! A sério! 

p.s. - tenho a certeza, quase absoluta, que cada comentário a este post trará um país que o seu autor privilegia. É que não conheço muita gente que reaja como eu. E durmo lindamente assim, acreditem.

11 comentários:

Anónimo disse...

Já agora que Portugal e o Brasil estão fora gostaria que Marrocos ganhasse o Mundial do Qatar, sou sempre a favor dos mais pequenos contra os arrogantes!
Albertino Ferreira

manuel campos disse...


Cada comentário não será.
Penso o mesmo, só me interessava que Portugal ganhasse, com um pormenor adicional que é o de não ter sequer segundo preferido.
Talvez por ter estado ligado a um clube do meio da tabela e sem aspirações maiores do que por lá se manter (já contei aqui a razão) e nunca a um dos três ou quatro grandes, não tenho um espírito adaptado ao "se não ganhamos nós então que ao menos sejam aqueles", espírito que encontro quase sempre nos adeptos dos que concorrem aos títulos.
De resto nestas andanças nunca ganha o melhor, ganha quem se aguenta até ao fim e tem alguma sorte, foi o que nos aconteceu no Europeu de 2016 e à Grécia no de 2004, só para citar dois que nos marcaram por opostas razões.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Também estou na mesma linha, embora tenha aquela simpatia pelos menos favoritos.

Carlos Falcão disse...

Se fosse só isso, era bom era !
Vêm ai um França / Marrocos cheio de promessas desportivas e mais... A ver vamos.
Além dos incidentes que se passaram aqui em França, entre a polícia, fans marroquinos e franceses, não tive conhecimento de incidentes com marroquinos no Brasil, na Alemanha, no Uruguay, na Belgica, na Polonia, na Inglaterra, no Senegal, etc....
Porque razões os adeptos marroquinos presentes nas bancadas, assobiaram o hino francês ?
Porque razões, depois de Marrocos se classificar para as meias-finais, múltiplos incidentes e roubos, eclodiram em várias cidades da França ?
Que mal fizeram os franceses aos Marroquinos?
Que mundo é este ?

Unknown disse...

Com a derrota de Portugal, " desliguei". Mas gostava que ganhasse a Croácia (hipótese com alguma probabilidade) ou Marrocos (hipótese com menos probabilidades). França nem pensar. E se a Argentina ganhar, pensarei no Papa.

Anónimo disse...

NdR:
"para cá de Gaia" em vez de "para cá do Caia"

Tony disse...

Peço desculpa ao Papa Francisco, mas não gostava que a Argentina ganhasse. Foi muito triste no final do jogo com a Holanda (Países Baixos), os jogadores adversários e perdedores, tristes, talvez a chorarem, deitados no relvado e a grande parte da equipa da Argentina a provoca-los e a humilhar.

maitemachado59 disse...




Nao vejo razao para trazer aqui o Papa Francisco. E Argentino, sim mas tambem e jesuita .... e acho que esta tudo dito.

maitemachado59

Take Direto disse...

Eu nunca sei para quem torço mais, se para o Brasil ou para Portugal. Por isso, a minha maior meta foi logo cumprida: não haver umas oitavas entre os dois. Achava que o jogo entre os dois iria acontecer na final... Nada disso... Agora tanto me faz. Juntaria ao rol de equipas me fazem puxar por elas, o Uruguai e, neste campeonato, o Equador

carlos cardoso disse...

Pelos vistos o Sr Embaixador enganou-se: afinal somos muitos os que também dormimos bem da mesma maneira. Era o que faltava que uma rapaziada a dar chutos numa bola interferisse com o meu sono!

José disse...

A propósito de o futebol não nos tirar o sono:

Lembro-me sempre de uma das cenas mais patéticas que já vi: num centro comercial, numa zona de comidas, dezenas de pessoas sentadas à mesa assistiam de forma entusiástica a um jogo do Euro ou do Mundial. No meio da barulheira e do maralhal, só, e de costas para o ecrã, um sujeito lia calmamente um livro.

Tudo aquilo cheirava a encenação, à tentativa desesperada de marcar posição perante os selvagens ululantes que perdiam tempo a ver "22 homens a correr atrás de uma bola" em vez de se dedicarem a "ler um bom livro".

Infelizmente, passamos o tempo a levar com cromos destes.

Maduro e a democracia

Ver aqui .