sexta-feira, dezembro 09, 2022

Feito ao bife!


Passei ontem por lá, pelo Café de São Bento, na hora noturna pós-espetáculos em que mais gosto de ir. Tinha lido que houve mudança de gerência e que iria haver alterações. Por ora, que eu desse conta, são poucas: algum pessoal novo mas simpático, aumento sensível de alguns preços e fim das meias garrafas de vinho (truque desagradável para promover o cada vez mais rentável vinho ao copo). O bife continua muito bom e essa é a medida clássica de uma casa onde, contudo, quase sempre nos esquecemos de que existem outros pratos. Por exemplo, o “strudel” de bacalhau estava excelente. O serviço continua com grande simpatia e profissionalismo, o que foi sempre uma marca da casa. Que as futuras mudanças não levem o Café de S. Bento a perder-se e a perder a afetividade de quem dele gosta, como é, de há muito, o meu caso, é tudo o que desejo.

1 comentário:

manuel campos disse...


O fim das meias garrafas tem a razão de ser que aponta mas não só.
Há muitos anos que os produtores vêm pensando nisso pois os custos fixos (garrafa, rótulos, selo, rolha, engarrafamento) a que se soma o armazenamento e distribuição, são grosso modo os mesmos e o benefício da garrafa normal acaba por ser bastante mais vantajoso.
Sendo muitíssimo maior (sem comparação) a quantidade movimentada obtêm economias de escala muito interessantes num negócio em que há cada vez mais concorrência de qualidade e em que a exportação começa a animar.
Como os vinhos caros não têm habitualmente meias garrafas, nas marcas do meio da escala o líquido própriamente dito ser 0.375lt ou 0.700lt acaba por pouco contar para o produtor.

Mas é verdade que a venda do vinho a copo se tornou um belo negócio para os restaurantes, a par das entradas e sobremesas, o prato principal até é muitas vezes a um preço aceitável pois é naqueles extras (em proporção caros) que está o lucro.
Deixei de beber as meias garrafas ao almoço pois tenho tido que guiar a seguir, mas neste momento confronto-me com preços por copo por vezes superior à da garrafa grande na loja, é o preço a pagar se o quero beber, ninguém me obriga.
O que também me irrita é que anunciam na ementa que é um copo de 18 cl, portanto metade de meia garrafa e eu vou-os vendo deitar e às vezes pouco mais de 10 cl é.
Com o treino de saber quantos copos daqueles uma 1/2 garrafa dá, protesto e enquanto vão adicionando umas gotas aviso que "chega cheio".

O comandante

As ordens, nessa manhã de há precisamente 50 anos, tinham sido claras: os portões da unidade ficavam fechados e ninguém entrava sem uma auto...