domingo, dezembro 04, 2022

Vergonha

Se acaso não ficar evidente uma reação forte por parte das autoridades, o escândalo das condições de vida dos trabalhadores estrangeiros no Alentejo pode vir a ter um efeito reputacional negativo sobre o nosso país idêntico àquele que, no passado, ocorreu com o trabalho infantil.

6 comentários:

João Cabral disse...

Senhor embaixador, que se dane a reputação.

Anónimo disse...

MRSousa preocupa-se com o que se passa no Catar e não repara no que se passa no Alentejo; FSeixas da Costa preocupa-se com o que passa no Alentejo e não repara no que se passa em Espanha, França, ( preencher a gosto ...). Não há adultos na sala capazes de assumir sem hipocrisia as consequências das nossas escolhas ?

MRocha

Anónimo disse...

Estás situações há anos dem diversos países, como Espanha, até com “escravos portugueses”.
Fernando Neves

Francisco disse...

O mais extraordinário em todo este processo, em que ninguém parece interessado em responder à pergunta singela: quem beneficia destas situações de escravatura (aliás, de ostensiva e repugnante exploração do homem pelo homem)? Talvez que possamos encontrar algumas pistas para uma resposta consistente, nas afirmações feitas com a mais absoluta falta de vergonha pelo Presidente da CAP (entrevista ao DN, num dia da semana passada) em que, rindo-se na nossa cara, afirma que nestes processos os agricultores são habitualmente vítimas.
As reputações nacionais (seja lá isso o que for) encontrei-as infelizmente todas juntas, na esquina de uma rua mal-afamada, faz já muito tempo.

Luís Lavoura disse...

Quando na década de 1950 os trabalhadores portugueses começaram a emigrar em massa para França, muitos deles também ficaram alojados em bairros de lata com péssimas condições. Só mais tarde, progressivamente, é que foram sendo construídos prédios com boas condições para esses imigrantes.
É normal que, havendo um surto súbito de imigração, devido ao desenvolvimento rápido de uma qualquer nova atividade económica que necessita de muitos trabalhadores, os primeiros imigrantes fiquem muito mal alojados, devido à inexistência de casas em quantidade suficiente para os acolher. Somente mais tarde é que se irão construindo casas novas para acolher condignamente os imigrantes.

Nuno Figueiredo disse...

pois é, mas...

Recado da mãe

O tornado há horas avistado no Tejo terá sido a primeira reação da mãe natureza quando soube que vai ter por cá um negacionista climático co...