terça-feira, março 12, 2024

Palestra e debate


A Sociedade de Geografia de Lisboa é um belíssimo e histórico espaço no centro de Lisboa, infelizmente não tão conhecido como deveria. É sempre com muito agrado que por lá vou, de quando em quando, abordar alguns temas de natureza internacional.

A convite da sua secção militar, falei lá, na tarde de hoje, sobre o tema "Prospetivas da segurança global (2025-2040) - Tendências e cenários de evolução". 

Foram quase duas horas, incluindo a intervenção e um animado debate, com presença informática à distância para algumas dezenas de pessoas, para além daquelas que ali simpaticamente se deslocaram para me ouvir. 

Sem esforço, fui polémico aqui ou ali, contrariando algum "politicamente correto" e, por essa via, discordando de alguns dos presentes. A graça deste tipo de exercícios é isso mesmo, até porque ser "redondo" e consensual não faz muito o meu género. 

8 comentários:

Flor disse...

É lindíssimo e tem restaurante.

Luís Lavoura disse...

Tanta gente a querer morar no centro de Lisboa, e desperdiça-se espaço com este edifício que quase não tem utilidade! Um espaço quase permanentemente vazio numa localização tão valiosa!
Este país, decididamente, não tem juízo.

Carlos Antunes disse...

A biblioteca da Sociedade de Geografia (a que, como simples leigo, já tive o privilégio de recorrer) reconhecida nacional e internacionalmente como imprescindível ao estudo da História dos Descobrimentos e o museu, justificam por si só a visita a um espaço que, como bem acentua o Embaixador, é belíssimo.
Sim, como diz a Flor, possui também um restaurante onde se comia, apenas por convite dos sócios, a preços aceitáveis.

S.Carvalho disse...

Não deixa de ter razão o sr. Lavoura. É como os Jerónimos, que grande bloco de apartamentos que ali se fazia. E no castelo de S. Jorge? Aquilo é que era bom morar num sítio com aquelas vistas. E o Panteão? Naquele espaço, com 8 ou 10 andares, a gentinha que lá podia habitar.
Não há mesmo pachorra.

Flor disse...

Carlos Antunes

Tenho imensa pena de nunca ter visitado este Museu. É na verdade um luxo. Vou continuar a pesquisar.

manuel campos disse...


Depois de ler o comentário de Luís Lavoura lembrei-me de George Orwell:

"You must be an intellectual. A normal person would never believe a thing like that."

Luís Lavoura disse...

S. Carvalho
Os Jerónimos e o castelo da S. Jorge são edifícios históricos que ficam na periferia.
O edifício da Sociedade de Geografia poderia, sem excessiva dificuldade, ser desmontado pedra a pedra e transferido para outro local, digamos que por exemplo o Alto da Ajuda. O valor do local para habitação ou hotéis mais que compensaria o custo da transferência.
Outra hipótese seria manter o edifício no mesmo local mas dar-lhe uma utilização mais valiosa, compatível com o enorme valor daquela localização, e que permitisse a mais gente usufruir dele e, eventualmente, pagar para o ver.

manuel campos disse...


Dei-me conta, estudando a matéria, que o actual presidente da S.G.L. é o Professor Luís Aires-Barros com quem, a certa altura da minha vida, lidei bastante ainda que já não me lembre bem qual o assunto concreto.
Uma pessoa de bom senso e espírito construtivo.

PS- Como não guardo papéis de nada, está lá tudo o que fiz nas empresas que ainda existem (e até o que se calhar devia ter feito), procurei pelo CV dele situar a época para chegar ao assunto, mas ele esteve em "muitas" e eu estive em "algumas" e não cheguei lá.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...