terça-feira, março 05, 2024

Coisas com graça



"Ó Evaristo! Tens cá disto?" Para a minha geração, esta frase provocava um sorriso automático: era a célebre provocação feita por Vasco Santana a António Silva, no "Pátio das Cantigas". Se hoje a repetirmos a alguém das novas gerações, essa pessoa ficará a olhar para nós com grande e natural perplexidade. 

O humor viaja mal pelo tempo: os mais jovens ainda recordarão o efeito humorístico extraordinário do "Eu é mais bolos!", dito pelo Herman José? 

Lembrei-me disto hoje, à chegada a um hotel, em Évora. Acabava de fazer o "check-in" e dei comigo a pensar em perguntar ao empregado: ainda há escafandristas em Évora? Não perguntei. O rapaz iria ficar espantado. Aliás, quantos cidadãos desta belíssima terra se recordarão do "sketch" de Raul Solnado, na História da Minha Vida", em que ele contava que, quando nasceu, ele e a mãe escreveram uma carta ao pai, "que trabalhava como escafandrista em Évora e já não vinha a casa há dois anos"? Nesta fase da historieta, a assistência absorvia a graça e desatava às gargalhadas. E o Solnado completava: "Mas a minha mãe foi a Évora". E, perante as novas gargalhadas, dizia: "Estão desculpados!".

E, por falar em Évora, e por falar em graça, quero dizer-lhes que teve imensa graça ir ontem jantar ao "Luar de Janeiro", um clássico com mais de meio século, agora com novas instalações (só conhecia as antigas). Fica esta nota bem positiva sobre uma casa situada na cidade portuguesa que, depois de Lisboa e Porto, concentra o melhor conjunto de restaurantes. Desafio que provem o contrário!

4 comentários:

Carlos disse...

caro Embaixador, fico contente da saber que o Luar de Janeiro ainda existe. É que eu, perdido nas minhas viagens transatlânticas e as ausências alongadas por conta do COVID, não sabia da mudança de morada. Ah uns tempos fui a Évora e procurei em vão o nosso pouso. Acabei por vogar até ao Ramiro … mas ficamos com saudades - não que o Ramiro desapontasse mas ficou aquela sensação de que “não era bem isto, faltou qualquer coisa”

PS - durante a minha estada em Brasília fiquei cliente do Rubayat - mais do que a carne (realmente especial - embora em preferisse os cortes de filé mignon do Oba) o que me deixava encantado era mesmo o ambiente do restaurante - aquela calma do meio da tarde aos domingos, a esplanada / terraço com vista sobre o lago Paranoá, alguns raros convivas que chegavam de barco e a certas horas o desfile das capivaras

Nuno Figueiredo disse...

no seu melhor! de bem com a vida...

Luís Lavoura disse...

a célebre provocação feita por Vasco Santana a António Silva

O António Silva este fim de semana recebeu muitas provocações!

Flor disse...

"Eu é mais bolos" :)

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...