sexta-feira, junho 28, 2024

Biden


Já me enganei algumas vezes, no passado, na política americana. Mas hoje reforcei a minha perceção de que Biden não conseguirá ser reeleito no dia 5 de novembro.

4 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Um desastre desde os primeiros 10 segundos. Foi chocante. Trump é um artista de TV. Não é um presidente. E isso era televisão. Ele é um mentiroso e um bom actor. Biden não é nenhum dos dois, mas é um presidente. Nada disso aconteceu. O “jogo” de Trump foi assustadoramente convincente.

Foi doloroso observar um vigarista imobiliário com uma kalachnikov , largar rajadas de mentiras à esquerda, e um velho bem-intencionado, mas continuamente cambaleante, com um forte resfriado, definitivamente não bem, à direita. Simplesmente dizer que Joe estava resfriado não resolve.

Frases como esta são “dinamite” : “Realmente não sei o que ele disse”, respondeu Trump. “Eu também não acho que ele saiba o que disse.”

Acredito que o desempenho de Biden desencadeará uma onda de simpatia por ele e renderá alguns votos adicionais. Afinal, a carga de processos nos tribunais de Trump parece tê-lo ajudado.

Joe Biden apareceu como um homem idoso simpático e bem-intencionado, com memória fraca, que nenhum júri condenaria.

Muito velho e confuso para sequer ser acusado de um crime. Esse é o “presidente” dos EUA.. Esse é o homem que vimos esta noite. Não há como negar o que ele é agora. No entanto, os democratas ainda o fazem. Que vergonha para eles.

Aliás este drama faz-me pensar numa história que conheço muito bem: Estava eu quase permanentemente no nosso escritório de Nova Iorque, quando a industria automóvel americana começou a escorregar para o abismo. Os japoneses e os alemães, tinham começado a produção nas suas novas fábricas americanas, com produtos mais competitivos em todos os aspectos, e começaram a abanar seriamente a GM, a Ford e Chrysler.

Perante este desastre anunciado, um homem gritou: “Inventamos os “managers”, e não temos um para salvar a nossa indústria automóvel? Este homem era o presidente Lee Iaccoca, presidente de Chrysler.

Mas o grito veio tarde demais! Os “Big Three” desmontaram as linhas de produção e foram produzir para a …China. Importando depois os veículos para os EUA …mais modernos e mais baratos. Detroit transformou-se num cemitério…Os negros cultivam couves nos jardins da Opera…

Conheço muitos amigos americanos desesperados após o debate…Se eu fosse Americano, diria: Sr. Biden, se você ama a América, desista agora. Você não pode vencer. Permita que alguém jovem e ágil o suficiente se apresente e detenha Trump. Você claramente não pode.

Mas os Democratas são tão espertos que trarão Hillary Clinton de volta. Esta eleição é para Trump perder.

Luís Lavoura disse...

Ainda bem.
Provocou enormes danos à Europa, que não lhe podemos perdoar.

Luís Lavoura disse...

Joaquim de Freitas

Biden é "um velho bem-intencionado"???!!!

Biden é um velho muitíssimo mal-intencionado! Um facínora que destruiu o Nord Stream à bomba e que impediu a Ucrânia de alcançar a paz logo em abril de 2022!

Joaquim de Freitas disse...

Luís Lavoura: Tem razão. Exprimi-me muito mal...Fazer humor, não é para todos…Eu simplesmente queria dizer, que Biden “até parecia” bem intencionado! Esmagado pela dor…Ultrapassado e suscitando piedade…quase ! E muitos fora da América assim o viram…Confrangedor diziam uns…Um farrapo, dizia outro! Conheço muitos democratas que caminham cabeça baixa…

Mas nos sabemos o que vale o "sleepy" Joe. Subscrevo tudo o que escreveu.

Creio mesmo que será substituído antes de Novembro.

E portanto este homem é o algoz da Líbia, sob as ordens de Obama. O dinamite Joe da Gasprom..Ao longo dos seus cinquenta anos de carreira política, Joe Biden sempre foi um representante da indústria armamentista e das intervenções militares dos EUA.

Tentação da prosa

Recordo-me que, quando Luís Castro Mendes iniciou as suas crónicas semanais no "Diário de Notícias", fiquei com alguma curiosidade...