sexta-feira, junho 28, 2024

Um sorriso no Kremlin

É muito tarde em Moscovo, mas acho que Putin não deu por mal empregado o serão.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

A fazer o quê? A ver Biden levar uma ensaboadela de Trump?
Eu não vi, mas consta que a prestação de Biden foi lamentável (tal como seria de esperar).

Unknown disse...

Espero que António Costa concerte esforços no sentido de ser aprovada uma política de defesa europeia forte que permita à Europa responder sozinha à ameaça russa, para a eventualidade de Trump ganhar as eleições. Está na hora de pôr os pés na terra e de deixar os lirismos e os "pacifismos", que nada resolvem contra os "bárbaros".

Luís Lavoura disse...

Unknown

uma política de defesa europeia forte que permita à Europa responder sozinha à ameaça russa

A que ameaça russa se refere, muito concretamente?

Eu tenho ideia de a Rússia ter ameaçado interferir com a segurança de países europeus somente se esses países enviassem soldados seus para combater na Ucrânia. É a essa ameaça que Unknown se refere? Ou a (quais?) outras?

Joaquim de Freitas disse...


Ameaça russa? Os russos cavam trincheiras no México ou em Cuba? Os americanos , mestres das ameaças e dos golpes de estado no mundo inteiro, a aconselhar os russos...Essa agora !Quem instala bases militares"à gogo" por todo o lado à volta da Russia?

Todos temos presente na memória, as grandes cavalgadas dos colonos americanos no grande Oeste americano, quando estes receberam a autorização de caminhar para o Oeste e de se apropriar as terras dos Índios.

Hollywood explorou a fundo esta “façanha”, fabricando filmes em cadência industrial, nos quais se vangloriava a coragem dos pioneiros, e a maldade dos Índios, que acabavam sempre vencidos. Os “bons” eram os Brancos e os “maus” eram os “Pele Vermelha”.


Estes pobres Índios, a quem roubaram o verdadeiro nome, e lhes deram para sempre o nome dos habitantes duma longínqua terra da Ásia, só porque o navegador que acostou nesse continente, Cristóvão Colombo, estava convencido que tinha chegado à Índia e às suas cobiçadas especiarias.

Finalmente, as especiarias serão substituídas pelo ouro, que justificará todos os massacres que vão ser cometidos pelos conquistadores. Incluindo os massacres dos bisons, para esfomear e matar mais depressa aqueles que viviam da sua caça.

Hoje a riqueza cobiçada sao as terras negras da Ucrânia, e os "vermelhos" justamente sao os russos, que alastram desde 1994...

Estranho país este, que um dia será conhecido sob o nome de EUA, que no decurso da História, vai cometer muitos outros massacres para roubar outra riqueza, onde quer que ela se encontre no mundo: o petróleo.


Uma vez os Índios assassinados ou, para os que resistiram, encurralados em “reservas” termo normalmente usado para os animais, os novos ocupantes dessas terras imensas, chamados agora americanos (cujo nome vem de outro navegador, Amérigo Vespuccio, um italiano, que navegou , o primeiro, ao longo das suas costas ocidentais), os americanos não se satisfizeram das terras conquistadas, e partiram à conquista dos países vizinhos , roubando à Espanha, parte do México ,o Arizona, a Califórnia, o Texas, o Utah, e parte do o Wyoming, seguido de Puerto Rico , Cuba e as Filipinas mais tarde.

Foi um “ajustamento” das fronteiras, que foi completado pela compra do Alaska aos Russos, e a Luisiana aos Franceses.

Curiosamente, hoje, assistimos a um outro “ajustamento” das fronteiras na Europa. Os "Rostos Pàlidos " , as hostes da NATO, querem empurrar os "eslavos" para là do Volga ...Que nao esqueçam: o Volga passa em Estalinegrado...

Tentação da prosa

Recordo-me que, quando Luís Castro Mendes iniciou as suas crónicas semanais no "Diário de Notícias", fiquei com alguma curiosidade...