sábado, junho 29, 2024

Eleições em França


Ver aqui.

1 comentário:

Joaquim de Freitas disse...

Joaquim de Freitas

O VULCAO ADORMECIDO

Claro que é preciso ir votar Domingo. Claro que devemos fazer barragem ao FN. Mas que ninguém se tape as orelhas nem os olhos. A frente republicana contra Le Pen é o tapa olhos, o esconde miséria de todos estes governos que durante décadas esqueceram de tratar os problemas que afectam o povo.

O que é necessário é estancar o reservatório que alimenta o extremismo da direita, o das condições sociais e politicas que alimentam o FN como a barragem alimenta a turbina. Sentem-se à beira duma barragem e vejam como a turbina acaba por parar quando não hà água na barragem…

Claro que as gentes ordinárias mas reputadas insubmissas, recalcitrantes, utopistas, e de esquerda, têm uma certa dificuldade a ir votar , mais uma vez, como em 2002, para salvar a Republica. Claro que não é nada evidente para quem não é Alain Minc.

Enquanto que os políticos se entretinham desde hà muito a empurrar a carroça das desregulamentações e do liberalismo , grandes sumidades estudaram o fenómeno do empobrecimento generalizado dos povos europeus. E que dizem eles?
Como o sapo se enleva acima do seu bocal, a cota do FN sobe à escala do desemprego de massa.

Produzir um drama não é difícil, a receita é imparável : deslocalização, desindustrialização, desemprego, pobreza e subida do FN.
O fenómeno do empobrecimento estende-se hoje para là das classes populares, como o demonstra o declínio das classes médias e a fuga acelerada dos jovens expatriados.

Se essa fuga era compreensível nos anos sessenta, e eu fui um deles, mas por razoes politicas, hoje é inaceitável.

Algures as partilhas da riqueza produzida não se fazem correctamente.

Desde hà mais de trinta anos que a partilha do valor acrescentado entre capital e trabalho privilegia os acionistas.

As exigências dos fundos de pensão accionistas, de 15% de retorno sobre investimento, laminaram as rendas do trabalho, os salários .E eu conheci essas exigências, na empresa de 300 colaboradores que dirigi .E para os obter, os nichos de produtividade a descobrir em permanência, .não bastavam. Por vezes recomendavam-me de reduzir a vela ... sacrificando postos de trabalho.

Não é necessário ser um desempregado em fim de direitos para ser pobre. Cada vez mais, estes infelizes, estão a “seco” no dia 10 do mês que começa, e portanto trabalham, e acrescentam o desespero ao desespero.

O neo liberalismo que nos esmaga, tem varias facetas. Como dizia o Director Geral da OMC : O principio da realidade é a economia, o principio do prazer, é a politica” Ele dizia mais ainda : “ O capitalismo sob esta forma é doloroso porque é eficaz, e eficaz porque é doloroso”.

O futuro será por conseguinte o da pobreza e duma dupla violência, a da miséria e da injustiça.

O vulcão pode acordar um dia. E sabe-se que as explosões mais violentas são aquelas em que os vulcões dormiram durante mais longos períodos de tempo.

Escrevi isto hà 7 anos. Entretanto, o vulcao acordou...

Entrevista à revista "Must"

Aque horas se costuma levantar?  Em regra, tarde. Desde que saí da função pública, recusei todos os convites para atividades “from-nine-to-f...