domingo, junho 16, 2024

Estabilidade legislativa

Há uma regular confusão entre governar e legislar. Governar não significa, necessariamente, enveredar por uma intensa produção legislativa. Atuar com o quadro normativo existente, sem uma obsessão de mudança, é mostrar responsabilidade e respeito pela estabilidade. 

5 comentários:

Anónimo disse...

Sugiro que o Senhor Embaixador revisite o que foi a produção legislativa do Governo da Engenheira Pintasilgo!

balio disse...

Não seria mau que, mesmo sem legislar, regulamentassem as leis existentes. Como por exemplo a lei da suicídio ajudado, que não foi regulamentada pelo governo do PS e muito menos o será pelo do PSD e que, portanto, permanece uma lei que de facto não vigora.

Unknown disse...

O que significa que este governo pode governar perfeitamente sem legislar. Não há, por isso, necessidade de andar sempre em negociações diárias com a oposição.

João Cabral disse...

Legisla-se demais em Portugal, todos os entendidos o dizem.

balio disse...

É sempre bom lembrar que o Governo tem a função executiva. A função legislativa pertence à Assembleia da República. O Governo deve concentrar-se na sua função, que é a de executar as leis, e não a de fazer novas leis.

"A Arte da Guerra"

Esta semana, no "A Arte da Guerra", do Jornal Económico, falo sobre as razões que estarão por detrás do adiamento do encontro em T...