quinta-feira, junho 22, 2023

Olho por Alho!


Ontem, num post, usei a expressão "fino como um alho", para designar alguém dotado de um alto grau de esperteza ou perspicácia. Para não tornar demasiado pesada a linguagem usada neste blogue, apetece-me, por vezes, utilizar expressões mais "soltas" e populares. Foi o caso. Só que há quem esteja atento e nos ajude a corrigir os erros. Foi o caso do leitor Ferreira da Silva, de quem recebi este amável comentário: 

"Permita-me um pequeno aparte sobre este seu post. Esta expressão nortenha para caracterizar alguém "esperto" é "fino como o Alho". Este foi o Sr. Afonso Martins Alho um "esperto" comerciante do Porto que está registado toponimicamente no mais pequeno arruamento da Cidade, entre a Rua das Flores e a Rua de Mouzinho da Silveira."

Agradeço ao leitor esta nota sobre a rua do referido senhor Alho. E, explorando agora uma quase homofonia de proximidade, gostava de lembrar ao leitor Ferreira da Silva que, na única perpendicular à rua Afonso Martins Alho (a meu ver, essa sim!, a mais pequena artéria do Porto, embora sem nome), existiu, por muito tempo, uma estimável "casa de pasto", chamada "Adega do Olho", de cuja clássica tabuleta ele seguramente se recordará.

Olho por Alho! 

1 comentário:

amadeu moura disse...

Infelizmente, a Adega do Olho já desapareceu. Resta a sua memoria em muitas fotografias.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...