quinta-feira, junho 15, 2023

Índia

Se tivesse de recomendar a um estudante de Relações Internacionais um único tema em que, atendendo à sua crescente e garantida importância futura, deveria concentrar a sua atenção, esse tema seria a inserção externa da Índia.

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

O que quer dizer "inserção externa da Índia"?
Quer dizer que a Índia se insere dentro de outra coisa qualquer, pré-existente e externa a ela, sem modificar essa coisa? Quer dizer que o resto do mundo já existia muito bem sem a Índia, e agora há que arranjar forma de inserir a Índia dentro desse resto do mundo?

Francisco Seixas da Costa disse...

O Luís Lavoura vai-me perdoar, mas a sua questão faz-me lembrar o título de um célebre livro de psicologia infantil, da autoria do professor João dos Santos: "Se não sabe porque é que pergunta?" (Infelizmente o livro tem um erro no título, dado que, como saberá, ali deveria estar escrito "por que" e não "porque")

manuel campos disse...


Também sempre me baralhou como é que o autor do livro pôs uma interrogação numa afirmação, mas presumi que alguma razão haveria, estou por tudo.

Anónimo disse...

Discordo. Em vez de Índia, diria a China.
E, por falar em China, é interessante ver a China a receber o Presidente da Autoridade da Palestina e a dar-lhe o apoio político que tanto lhe é importante e necessita. A China a ter um papel cada vez maior, de intervenção política no Médio Oriente. Tem tudo a ganhar, apoiando a Palestina, o que lhe obterá o apoio dos países árabes da Região, em particular do Golfo.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

"Se não sabe porque é que pergunta?"

Título que traduz a linha de pensamento que inspirou o lema da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP): "Se não sabe, não imite, pergunte pouco e não acredite muito; observe, pense e investigue."

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...