terça-feira, junho 27, 2023

As três vezes


Imaginem um filho único adolescente, oriundo de uma cidade de província (Vila Real), nos anos 60 do século passado, desaguado, para frequentar a universidade, na cidade grande (Porto). Ele ali estava, sem o menor controlo, instalado num lar de estudantes que, no final desse ano (já é azar, ou então foi sorte), viria a ser cautelarmente encerrado, como reação à anarquia e à indisciplina que a reitoria por ali detetara.

Imaginem esse miúdo a ser amavelmente tutorizado pelos mais velhos, numa iniciação à noite do Porto, à descoberta de mundos até então só suspeitados. Numa noite dessas, ele foi com dois ou três à Foz. Bateram à porta do "Xeque-Mate", recentemente aberto. Atendeu um cavalheiro, com ar grave. O fulano olhou o grupo e, com a insondável arrogância dos guardas de caverna, alegando um pretexto qualquer, impediu-lhes a entrada. Não havia recurso. Humilhados, eles lá regressaram à base, ao famigerado Lar na Torrinha.

Esse miúdo, eu, deixou, entretanto, de viver no Porto, concluída que tinha sido uma experiência académica de dois anos que deve ter ficado registada como um "benchmark" negativo dificilmente batível (duas cadeiras concluídas, num total de dois anos de "estudo"). 

Para sempre, levei comigo um "azar" ao "Xeque Mate" e jurei a mim mesmo nunca lá entrar. E quase cumpri.

Ontem, acabada a função na CNN, já bem tarde, deu-me para ir jantar (bem, como sempre) ao "Cafeína". Na circunstância, sozinho, como aliás não gosto de jantar. No final, a caminho do hotel, avancei com o carro até ao fim da rua. E lá estava ele, o "Xeque Mate". Ainda existia! Estacionei, toquei à porta, abriu-ma um sósia do Prigozhin. Disse-lhe boa noite e entrei. Um minuto depois, com um "Bushmills" novo, sem gelo, na mão, olhei o DJ a encher o tristonho ambiente de música dos anos 80, com pífias luzes coloridas a flashar numa pista de dança deserta. Todo o pessoal em redor, que não era muito, tinha nascido bem depois da data em que, por ali, me/nos tinham dado com os pés, nesse ano de 1967. 

Acabada a bebida, paguei a uma empregada que tinha um bonito sorriso e saí. Na rua, olhei a frente bem iluminada do bar e disse para comigo: já posso dizer a um velho amigo da Foz que fui três vezes ao "Xeque Mate": a primeira, a única e a última.


4 comentários:

Flor disse...

Parece que o que resultou de bom foi o sorriso bonito da empregada.

manuel campos disse...


"Benchmark" dificil de bater, de facto.

Conheci e até me dei bem com um rapaz que levou 12 anos a acabar o curso no IST, nem os cursos terem passado de 6 anos para 5.5 e depois para 5, no fim dos anos 60, ajudou a melhorar a "performance".
Mas creio que, em média, terá feito mais que uma cadeira por ano sempre.

Tony disse...

Nesse ano de 1967, "Assentei Praça",como se dizia. No CICA 1, quartel situado na Rua D. Manuel II, defronte do magnífico Museu Soares dos Reis e à beira do Palácio de Cristal. Todas as noites saíamos, (grupo de seis mamíferos que viajávamos num bruto (Dodge Seneca), de bancos corridos, três à frente e três a trás, que nos trazia à Capital aos fins de semana. íamos mudar de roupa à então? Pensão Chique, perto da Rua Sá da Bandeira, de seguida jantar no Restaurante Abadia do Porto, na Rua do Ateneu Comercial do Porto, de seguida, Teatro Sá da Bandeira, ver uma peça, que tinha por nome: Duas Pernas um Milhão. Cuja protagonista era a recém chegada e jovem "IO APPOLLONI". Isto, porque o dono do carro, era familiar do dono do teatro Vasco Morgado. Como não nos cansávamos daquela via sacra, nunca fomos atraídos para o Xeque Mate e um outro de que não me recordo. Bons tempos de tropa (recruta). Sr.Embaixador, não fique com inveja. Abraço fraterno!.

Anónimo disse...

Foi alguns anos depois detido (salvo seja) por um conhecido político sindicalista.

Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...